MPRO inspira jovens com projeto ‘Eu Visto Essa Camisa’
A ação aconteceu em todas as promotorias do Estado
O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Centro de Apoio Operacional Unificado (Caop Uni), realizou a 4ª edição do projeto “Eu Visto Essa Camisa” nesta terça-feira (9/12), em Porto Velho. A ação, que ocorreu em todo Estado, aconteceu em alusão ao Dia Nacional do Ministério Público, comemorado em 14 de dezembro.
A iniciativa convidou estudantes do 9º ano de nove estabelecimentos de ensino públicos e privados para conhecer a estrutura do MPRO, participar de palestras com promotores e visitar setores da instituição. Atividades semelhantes foram realizadas durante a semana passada e continuam hoje em todas as promotorias do interior do Estado. O objetivo foi aproximar a comunidade escolar do Ministério Público e mostrar como a instituição atua na defesa da sociedade.
O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, destacou que a proposta, além de mostrar aos alunos como a instituição funciona, busca despertar neles o interesse por futuras carreiras. “Convidamos as instituições de ensino a conhecerem nossa estrutura, nossa história e as atribuições do Ministério Público, bem como as funções do promotor e do procurador de Justiça para que sirvam como uma referência profissional a essas crianças e adolescentes”, disse o PGJ.
Durante as visitas, os estudantes conheceram gabinetes, setores administrativos, de segurança e o memorial do MPRO. Também participaram de palestras com membros da instituição. Nessas conversas, os promotores explicaram como o Ministério Público atua para garantir direitos e proteger a sociedade.
Segundo o coordenador do Caop Uni, procurador de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, a ideia é mostrar que o MPRO pode ser uma porta para futuras oportunidades, como estágios e carreiras públicas. “A ação coincide com a comemoração do Dia Nacional do Ministério Público e reforça nosso compromisso de avançar e se reinventar”, afirmou.
André Vinícius Braga da Silva, aluno do Colégio Tiradentes VII, contou que a visita ao Ministério Público foi motivadora. “Conversamos bastante sobre carreiras na área do Direito, um tema essencial para quem busca orientação profissional”, afirmou. Alice Vannier de Souza, do Colégio Sapiens, disse que já conhecia um pouco sobre o MPRO porque seu pai é servidor e que pretende ser estagiária da instituição. “Quero trabalhar em uma área que me permita ter uma boa vida financeira, mas principalmente onde eu possa ajudar as pessoas. Isso é algo que eu realmente desejo”, destacou a jovem estudante.
MPRO supera meta racial em cargos comissionados
Levantamento aponta que 53,92% das funções comissionadas são ocupadas por pessoas negras ou indígenas, superando a meta de 50%
Governo de RO injeta R$ 131 mi na economia com 13º
O montante circulará no comércio, nos serviços e em diversos setores produtivos do estado, fortalecendo o movimento de final de ano
1º Prêmio FIERO-SENAI-SEBRAE de Inovação Industrial
A participação das startups no prêmio mostrou como diferentes áreas do conhecimento podem dialogar com demandas industriais de grande porte




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook