Multada pela Sema, Amazonfort não paga multa nem cumpre acordo

Apesar de possuir local “apropriado” com incinerador, Amazonfort despejou lixo hospitalar no aterro controlado da Vila Princesa.

ROBR
Publicada em 14 de junho de 2019 às 13:25
Multada pela Sema, Amazonfort não paga multa nem cumpre acordo

A dois dias do vencimento do prazo pactuado entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e a Amazon Recicly, subsidiária da Amazonfort, para que a empresa construa um playground no Parque Circuito, em Porto Velho, como compensação decorrente de conversão de multa por haver cometido danos ambientais ao aterro controlado da Vila Princesa, a empresa infratora não moveu uma palha para pagar, nem tampouco para cumprir o Termo de Compromisso de Compensação Ambiental, firmado no dia 16 de maio.

Em 23 de março deste ano, a Amazonfort foi multada pela Sema no valor de R$ 15 mil, após repetir por quatro vezes o despejo de lixo hospitalar recolhido no Hospital do Câncer, no aterro controlado, onde só podem ser depositados  resíduos urbanos. 

A Amazonfort é detentora de contrato para recolhimento de lixo hospitalar, porém esse tipo de resíduo, que pode contaminar pessoas, deve ser incinerado em local apropriado.

A empresa autuada possui local e incinerador, porém, segundo funcionários que fizeram os descartes na Vila Princesa, o equipamento estava danificado, por isso receberam ordem de levar para o aterro controlado. Aliás, é voz corrente que o incinerador opera em condições completamente irregulares, inclusive descumprindo a legislação e normas vigentes,

A operação irregular foi denunciada pela Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) à Sema, que multou Amazonfort e no dia 16 de maio, firmaram acordo no qual a infratora abriu mão de qualquer recurso da penalidade e assumiu o compromisso de converter a multa de R$ 15 mil na construção de um playground no Parque Circuito, como forma de compensação.

À Sema, a Semusb relatou ter encontrado materiais perfurocortantes, bolsas de sangue, frascos de soro e equipos, entre outros, inclusive agulhas.  Proporcionalmente, a multa aplicada à Amazonfort pode ser considerada irrisória, Mesmo assim, a empresa não se preocupou em reparar a irregularidade.

Chama atenção também a proximidade da AmazonFort com a Secretaria de Meio Ambiente do município e com a Câmara de Vereadores de Porto Velho. Um dos principais assessores da secretaria, de pré-nome Yarlei, é um ex-funcionário da AmazonFort. Talvez isso explique os motivos pelos quais a Sema esperou quatro denúncias para tomar atitude e aplicar uma multa insignificante em relação à extensão do crime ambiental cometido pela empresa.

Com relação à câmara municipal, recentemente a casa aprovou uma lei que favorece diretamente a empresa, pois permite a Porto Velho receber lixo hospitalar de outros municípios. Suspeita-se que o atual presidente da casa, vereador Edwilson Negreiros, assim como o ex-presidente, Maurício Carvalho, amigo intimo do dono da Amazonfort, fazem lobby pela empresa junto à gestão municipal, vez que ambos tiverem papel fundamental e atuaram ativamente para a aprovação da lei.

Comentários

  • 1
    image
    Jucilene 04/12/2022

    O proprietário e responsável dessa empresa além de crimes ambientais também comete crimes trabalhistas, danos morais com ex funcionários de Florianópolis SC, a Amazon Forte teve seu contato finalizado e ñ renovado com a prefeitura de Florianópolis por falta de prestação de contas corretas, fechou e deicho seus mais de 100 trabalhadores sem receberem o correto pelo tempo de trabalho e sem receber o INSS, detalhe era descontado todo mês dos funcionários, mais não foi lhes depositado, e nem paga a multa dos 40% como prevê a lei. Além de os funcionários tralhavam sobre tortura psicológicas e condições insalubres de trabalho, sem os IPI necessários, com chuva, sol sem hr para parar,sempre com atrasos de vale alimentação, e salário, que As vezes era pago parcelado no mês, foram embora não atende ligações nem mensagens de wattsap, ignorando a todos. Em pleno final de ano deixando pessoas humildes pais de família sem receber pelo seu trabalho o que é de direito, trabalho esse que todos devem imaginar o quão duro e difícil de fazer, e de extrema importância para a população de uma cidade. A coleta de lixo que só e reconhecida sua importância quando é deixada de fazer, mau cheiro na porta das residência. Vocês acham justo esses trabalhadores guerreiros que estão em contato direto e diariamente com o lixo pondo em risco sua saúde e vida, ter de passar por mais essa situação, salário baixo na minha opinião pelo tipo de trabalho que prestação a população, e vim uma Impresa sem vergonha criminosa, dessa e os explorar e não pagar como prometeram? Ganhavam bilhões pagos pela prefeitura, com impostos nossos cidadãos de bem. Isso não pode ficar impune, deixo meu apelo a autoridades de nossa cidade e país que ajude esses trabalhadores, que estão se sentindo sozinhos roubados e desamparados. E vou fazer um pedido a todos como eu farei em espalhar essa mensagem pelo país para que mais nenhuma cidade, prefeitura contrate essa empresa criminosa para que esse tipo de situação não ocorra com mais ninguém. E esse Sr proprietário talvez reconheça seus erros se passar na própria pele tudo que esse trabalhadores passaram... Que a justiça seja feita! Obrigada a todos..

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook