Município recebe Selo Destaque Estadual do Projeto 'Educação que Faz a Diferença'

O projeto “Educação que Faz a Diferença” foi realizado por meio de uma parceria entre os Tribunais de Contas de todo o País e o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB)

Decom Ji-Paraná
Publicada em 29 de junho de 2020 às 13:40
Município recebe Selo Destaque Estadual do Projeto 'Educação que Faz a Diferença'

Ji-Paraná foi a única cidade de Rondônia a ser contemplada com o Selo Destaque Estadual, com base em estudo apresentado em uma transmissão online na última quinta-feira, 25, que identificou mais de 100 redes municipais de ensino com destaque no Ensino Fundamental. O projeto “Educação que Faz a Diferença” foi realizado por meio de uma parceria entre os Tribunais de Contas de todo o País e o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), que mapeou redes municipais com bom desempenho no Ensino Fundamental identificando as principais práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo adotados.

O Estudo, de acordo com Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE), foi realizado por auditores dos Tribunais de Contas de agosto a outubro de 2019, que visitaram 116 escolas de 69 redes de ensino municipais de todo o Brasil, além de quatro divisões regionais no Rio de Janeiro e em São Paulo. Foram realizadas entrevistas com os secretários de Educação, equipe técnica, professores, diretores, coordenadores pedagógicos e com estudantes, além de observações de aulas. Das 69 redes visitadas, 41 são redes tratamento, assim chamadas por terem bons resultados educacionais no Ensino Fundamental, tipo de rede em que a Rede de Educação de Ji-paraná está inserida, e as demais 28 foram denominadas pela pesquisa como redes controle, que não possuem resultados educacionais tão satisfatórios.

“Não basta o investimento de recursos, o treinamento de professores e a adoção de ações para motivar as famílias; também precisamos de processos de gestão capazes de dar oportunidade, talvez a única, a milhões de brasileiros de mudar a sua realidade por meio da Educação”, destacou o presidente do CTE-IRB, Cezar Miola.

Trabalho em equipe

Das impressões e análises dos pesquisadores constante do Projeto sobre a Rede de Educação de Ji-Paraná foi destacado que, “a continuidade das políticas educacionais e a manutenção dos profissionais novamente merecem menção. Outro ponto é o trabalho em equipe, que é bastante incentivado e valorizado, fazendo com que todos compartilhem conhecimento e experiências”.

Além de Ji-Paraná, outras 11 redes municipais de 11 Estados receberam o Selo Destaque Estadual, 104 receberam o Selo Bom Percurso e apenas 02 redes municipais de Educação receberam o Selo Excelência do “Educação que Faz a Diferença”, em um universo de 5.570 Municípios e mais de 101 mil escolas públicas de Ensino Fundamental.

“Confesso que fiquei surpresa com o resultado do Estudo, uma vez que a pesquisa foi realizada por auditores do Tribunal de Contas e não por técnicos do Ministério da educação (MEC) ou entidades públicas ligadas diretamente à Educação. Atribuo o sucesso da nossa Rede ao compromisso da equipe, a qual valoriza o desempenho de cada profissional”, disse a secretária municipal de Educação, Edilaine Alves da Silva Nogueira.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Corrupção S/A

Corrupção S/A

E, ao contrário do que pensam alguns desavisados, ela está presente nos locais mais distantes desse vastíssimo território nacional.