Na fase final da CPI, Marcos Rogério lamenta investigação superficial, tendenciosa e seletiva

Marcos Rogério criticou o fato de o relator, Renan Calheiros (MDB-AL), antes mesmo de iniciar os trabalhos da CPI, já ter um relatório pronto “debaixo do braço”, sem a menor intenção de investigar se as mortes por covid-19 no país poderiam ter sido evitadas

Assessoria/Parlamentar
Publicada em 20 de outubro de 2021 às 08:22
Na fase final da CPI, Marcos Rogério lamenta investigação superficial, tendenciosa e seletiva

No último dia de depoimentos da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid, o vice-líder do Governo no Congresso, o senador Marcos Rogério (DEM-RO), voltou a dizer que o colegiado errou ao não investigar a verdade dos fatos, especialmente no que diz respeito aos recursos federais repassados a estados e municípios para o combate à pandemia. Pelo contrário, acrescentou o senador, o foco da CPI foi o de tentar, de todas as maneiras, imputar, sem sucesso, crimes ao presidente da República. Isso porque a CPI não encontrou comprovação alguma de desvio de um Real sequer dos cofres públicos.

“Foram seis meses de trabalho intenso, muitos embates e, a meu ver, o emprego de tempo com questões absolutamente inconclusivas. Lamento que esta CPI tenha se debruçado em uma investigação superficial e seletiva, com foco em atingir única e exclusivamente o presidente da República”, frisou. A Comissão Parlamentar ouviu, nesta terça (19/10), o assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Elton da Silva Chaves.

Marcos Rogério criticou o fato de o relator, Renan Calheiros (MDB-AL), antes mesmo de iniciar os trabalhos da CPI, já ter um relatório pronto “debaixo do braço”, sem a menor intenção de investigar se as mortes por covid-19 no país poderiam ter sido evitadas. “Não houve interesse de saber se teria sido possível reduzir o número de mortes no Brasil, caso a gestão dos recursos públicos tivesse sido investigada e se houvesse eficiência na gestão dos bilhões de Reais repassados para tratar os pacientes. Afinal, não foram poucos os pacientes que morreram por falta de UTI, em estados e municípios, aos quais foram destinados equipamentos e recursos”, afirmou.

O vice-líder voltou a questionar, por exemplo, o motivo de a oposição e dos senadores chamados “independentes” se recusarem a investigar os milhões de reais transferidos ao Consórcio Nordeste para a compra de respiradores, quando nenhum equipamento foi entregue. “Muitos morreram por falta de um respirador, quando um grande volume de recursos foi destinado para isso. Quantas mortes poderiam ter sido evitadas? A CPI, infelizmente, não se aprofundou nesta realidade vivida em todo país”, indignou-se.

Segundo Marcos Rogério, ao invés de uma investigação profunda, a Comissão limitou-se a criticar a prescrição de medicamentos, como ivermectina, cloroquina e azitromicina, por médicos a seus pacientes, desrespeitando, assim, a autonomia profissional. “A CPI focou nos medicamentos. Volto a dizer: não recomendo medicamento A ou B. Isso cabe ao médico. Isso está na relação de confiança entre médico e paciente. Mas os ‘pais da ciência’ desta CPI estão tentando acabar com essa relação, colocando doutores contra doutores. Isso não faz bem à medicina”, ressaltou o senador por Rondônia.

“Lamento, mais uma vez, que esta CPI não considerou a necessidade de uma investigação mais profunda em relação ao emprego dos recursos públicos destinados ao enfrentamento à pandemia. Mas o que de positivo ocorreu foi o Brasil assistir à probidade do governo na aplicação dos recursos. Não se encontrou um indício sequer de corrupção. Serviu para demonstrar que temos um governo federal sério, que não desvia recursos, cujo sistema de controle interno e externo funciona”, concluiu Marcos Rogério.

Comentários

  • 1
    image
    luiz brito 21/10/2021

    O SENADOR Marcos Rogerio é a vergonha do povo rodoniano , levou tantas na cara na cpi mas parece que ainda aprendeu . Toma Vergonha senado.

  • 2
    image
    Edegar 21/10/2021

    Investigação tendenciosa e seletiva deveria ser feito sobre o deputado que tem assessor preso por tráfico de drogas... Sobre deputado que ganha Rolex de ouro de presente... A CPI cumpriu o que se era proposto, investigar o Governo Federal sobre problemas na condução da pandemia...

  • 3
    image
    Francisco Xavier 21/10/2021

    O Senador Marcos Rogério teve uma atuação muito medíocre, durante todos os meses em que a CPI desenvolveu os trabalhos. Desde o início, ele jamais levou à CPI nenhum elemento concreto para apurar fatos e passou o tempo inteiro fazendo de tudo para jogar para a plateia. Milhares de pessoas morreram por causa da clara omissão do governo brasileiro e do total boicote à vacinação. Agora, depois que a CPI encerra os trabalhos, ele vem com esses argumentos infundados. O senador tem todo o direito de bajular a família Bolsonaro. Mas querer que todas as pessoas façam isso e ignorem as mais de 600 mil mortes é zombar dos brasileiros. Não dá para usar um mandato de senador da república para proteger gente como Ricardo Barros, Pazuello, Queiroga, Yamaguchi, Zanotto, Osmar Terra, Bolsonaro e todas as empresas envolvidas no boicote à vacinação. Chega de demagogia!!!!!

  • 4
    image
    Carlos Santos 20/10/2021

    Narcos Rogério, seletivo era sua intervenção na CPI, se aparecia fartas evidências contra o governo tratava de não aparecer ou de tentar desqualificar as testemunhas. Por outro lado, ficava babando ovo de velhos de pijamas que fraudava atestado e óbito da própria genitora para encobrir redes de mentiras. Senador do relógio de 108mil que apresentou lei para diminuir o investimento com Educação. Enfim, uma ação bem seletiva, hipócrita como todo esse governo.

  • 5
    image
    Nestor Dantas 20/10/2021

    É uma grande vergonha para nós, rondonienses, termos eleito como representante para o Senado da República uma pessoa desprovida de humanidade, subserviente, atrelado a um governo criminoso. Vergonha ainda maior para nós, evangélicos, que confiamos nesse pseudo pastor, que agora mostra sua verdadeira face, defendendo milicianos, genocidas, armamentistas e destruidores da ciência em nosso país. 

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Resenha Política, por Robson Oliveira

Resenha Política, por Robson Oliveira

Na semana passada, o Ministério Público estadual baixou recomendações ao governo para que vete uma nova tentativa legislativa que abre caminho à exploração predatória