Nenhum ministro fará parte de novo partido, diz Bolsonaro

Aliança pelo Brasil está em fase de criação

Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil/Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Publicada em 21 de novembro de 2019 às 09:35
Nenhum ministro fará parte de novo partido, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (21) que nenhum dos ministros de governo irá se filiar ao seu novo partido, Aliança pelo Brasil, ainda em fase de criação. “Não vamos ter a participação do governo na criação do partido para evitar interpretação equivocada de que estou usando a máquina pública para formar um partido”, disse, ao deixar o Palácio da Alvorada nesta manhã.

De acordo com o presidente, a nova legenda vai respeitar a legislação. “O partido tem que estar voltado, no meu entender, para suas atribuições legais: fiscalizar o Executivo, apresentar projetos, legislar”, explicou.

Na semana passada, Bolsonaro anunciou a saída do PSL, partido pelo qual foi eleito, e a criação do Aliança pelo Brasil. Na terça-feira (19), ele assinou sua desfiliação. Segunda maior bancada parlamentar na Câmara dos Deputados, o PSL conta com 53 deputados. No Senado, a legenda possui três integrantes.

Hoje, está prevista a participação do presidente no evento do lançamento da nova legenda, em Brasília. Mas, para ser registrado oficialmente e poder disputar eleições, ainda será necessária a coleta de 500 mil assinaturas em pelo menos nove estados. As rubricas precisam ser validadas, uma a uma, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O prazo para que o partido seja registrado no TSE a tempo de disputar as eleições municipais de 2020 é apertado: termina em março do ano que vem. A expectativa de Bolsonaro é que o TSE autorize a coleta de assinaturas por meio eletrônico. Caso seja manual, a criação da legenda deve ficar para o final de 2020. Segundo Bolsonaro, “é impossível fazer em pouco meses”.

O presidente da República está disposto também a viajar pelo país para ajudar na mobilização em prol da nova legenda. “Estamos aguardando a decisão do TSE. De acordo com a decisão, a gente vai saber se forma [o partido] para março ou para o final do ano que vem. Depende da decisão do TSE, a gente vai ter uma dinâmica para coleta das assinaturas”, disse Bolsonaro. “Se não for possível [criar até março] eu não vou entrar nas municipais ano que vem”, disse.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Jesus Cristo é de esquerda ou de direita?

Jesus Cristo é de esquerda ou de direita?

"Jesus Cristo, tivesse sido esse suave revolucionário das classes oprimidas pelo Império Romano, não preconizaria dar nada a César, mas dele tomar tudo, em nome dos homens e mulheres escravizados na Galileia pela máquina de guerra romana. Para tal, teria que ter transformado água em nitroglicerina, não em vinho. E feito a multiplicação das espadas, não de peixes", diz o colunista Leandro Fortes, para o Jornalistas pela Democracia

Com novo partido, Bolsonaro ampliará conflitos no Congresso

Com novo partido, Bolsonaro ampliará conflitos no Congresso

Colunista Tereza Cruvinel avalia que, "ao optar por um partido com a marca genética da extrema-direita, congregando o bolsonarismo mais sectário e radical, Bolsonaro nos diz que não está interessado na normalidade política, mas em seu oposto, na radicalização do processo, no fortalecimento dos bolsões mais exaltados e na imposição da pauta conservadora"