Nesta quinta serão vacinados somente os que fizeram agendamento pelo aplicativo SASI

Prefeitura continua vacinando pessoas com comorbidade de acordo com o PNI

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Publicada em 13 de maio de 2021 às 13:15

Wellington Vitor ficou aliviado e esperançoso com a aplicação da vacinaWellington Vitor ficou aliviado e esperançoso com a aplicação da vacina

Foi tranquilo o segundo dia de vacinação contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades no Campus 1 da Faculdade Uniron, bairro Lagoinha, na quarta-feira (12). Apesar de não haver necessidade de agendamento, não houve filas longas.

Fernanda Alves foi uma das imunizadasFernanda Alves foi uma das imunizadas

Neste dia foram atendidas as pessoas com doenças pré-existentes de 55 a 59 anos, além das grávidas, puérperas e os portadores de deficiência permanente. No dia anterior, terça-feira (11), a procura foi maior e 3.600 pessoas foram imunizadas.

Nesta quinta-feira (13), não há atendimento para demanda espontânea, somente para pessoas que atendam os critérios da Fase I. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que continuará vacinando as pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos, mas apenas para quem fez agendamento por meio do aplicativo SASI.

GRUPOS

A Semusa também orienta a população a respeito das pessoas com doenças pré-existentes que podem ser vacinadas:
• Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;

• Pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos;

• Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) acima de 18 anos;

• Gestantes e puérperas acima de 18 anos;

Antônio Gomes diz que agora se sente mais protegidoAntônio Gomes diz que agora se sente mais protegido

• Pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

SEGURANÇA

Nesta quinta-feira também serão vacinados os integrantes das forças de segurança e salvamento que têm nomes na lista fornecida pelas organizações em que trabalham à Divisão de Imunização da Semusa.

SAÚDE

Ainda na sexta, haverá atendimento da demanda espontânea de profissionais da saúde com a primeira dose da vacina AstraZeneca. Entretanto, é necessário que o profissional comprove o vínculo empregatício em qualquer estabelecimento de saúde, como clínicas e hospitais.

ALÍVIO

Soraia Bezerra disse que a vacina é sinônimo de segurança Soraia Bezerra disse que a vacina é sinônimo de segurança

Pessoas vacinadas na quarta-feira, compartilharam entre si a alegria e a sensação de proteção por receberem o imunizante. Foi o caso de Francinilda Alves, que acompanhou a irmã Fernanda Alves, 34, autista. “Ela vai poder voltar à rotina, fazer caminhadas, praticar natação e ir para a escola. Há mais segurança para ela e a família”, comentou Francinilda.

Com 57 anos de idade, renal crônico e lutando contra um câncer no estômago, Antônio Gomes também estava confiante. “Tenho a imunidade baixa, mas com a vacina fico protegido e fico mais seguro. Apesar de ser a primeira dose, se eu pegar a doença ela não vai se agravar”, afirmou.

Grávida e com 33 anos de idade, Soraia Bezerra disse que a vacina é sinônimo de segurança tanto para ela quanto para o bebê. “Agora estou mais tranquila. Se a doença vier, terei uma reação mais leve. Estou pensando em mim e no meu filho”, acrescentou.

Wellington Vitor, 32 anos, portador do retrovírus, declarou: “Sei que a vacina ajuda a prevenir, fazendo com que a doença não represente um perigo maior para todos nós. Agora estou mais seguro, muito mais tranquilo e aliviado”.

Texto: Augusto Soares
Fotos: Wesley Pontes

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook