Nota do Cremero sobre sanção pelo governador a Lei nº 4988

A validação dos diplomas obtidos fora do país é coordenada em todo o território nacional pelo Ministério da Educação (MEC)

Assessoria
Publicada em 14 de maio de 2021 às 09:27
Nota do Cremero sobre sanção pelo governador a Lei nº 4988

O CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE RONDÔNIA – CREMERO, em razão da sanção pelo governador do Estado de Rondônia a Lei nº 4988, de 13 de maio de 2021, que permite a contratação excepcional e temporária de médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior, que não tenham prestado o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas – Revalida, ESCLARECE:

Para o exercício da Medicina no Brasil, por brasileiros ou estrangeiros, formados no exterior, por exigência legal, deverão se submeter ao processo de validação dos seus diplomas obtidos fora do Brasil. A validação dos diplomas obtidos fora do país é coordenada em todo o território nacional pelo Ministério da Educação (MEC).

O CREMERO, assim como o Conselho Federal de Medicina (CFM), firmam o entendimento que sem aprovação no Revalida, o candidato não está preparado para conduzir de forma autônoma, atos inerentes à atividade médica, como o diagnóstico de doenças e a prescrição de tratamentos.

O CREMERO informa ainda que está tomando todas as medidas judiciais cabíveis para, junto com apoio do CFM, suspender a aplicabilidade da referida lei.

Porto Velho, 13 de maio de 2021

A DIRETORIA

Comentários

  • 1
    image
    Paulo 16/05/2021

    No brasil para onde vai tem mafia, pq essas associacoes quando o pt contratou os supostos médicos cubanos ficaram todos calados, quando sai alguma lei para os brasileiros vem todos contra, a mafia e grande.

  • 2
    image
    Cremildo 15/05/2021

    As funerárias estão gostando da ideia.Estes médicos quase todos são uma turma de sem analfabeto

  • 3
    image
    Regina Carvalho 15/05/2021

    Vocês teriam que tomar vergonha, então quer dizer que o médico formado no Brasil é mais apto que o formado fora? Nós poupe, a população grita por saúde e vocês por dinheiro. Brasileiros exijam com que os médicos formados no Brasil façam uma prova para depois irem para o mercado de trabalho.

  • 4
    image
    Altemir Roque 15/05/2021

    Aqui... será mesmo que ser aprovado no revalida é mesmo prova de estar habilitado para exercer a medicina, confirme a cremero disse? Garanto que não é ainda desafio a cremero aplicar o mesmo exame aos formados em medicina no Brasil, ou aqui Rondônia, vai comprovar que 99% dos médicos formados no Brasil não estado aptos, não não passam em uma prova igual. Apesar da argumentação legal, o revalida serve mais como reserva de mercado, que testarem de capacidade técnica. O desafio tá posto, façam uma prova do revalida aos médicos formados em Rondônia, ficarão decepcionados com a falta de habilitação desses médicos. Há muita hipocrisia, reserva de mercado, até porque a Bolívia tem faculdade de Medicina muito melhores que muitas nossas. Esse critério do revalida é uma imposição legal, mas não diz se alguém está ou não habilitado ao exercício da profissão.

  • 5
    image
    CREMILDO 14/05/2021

    SE NÃO PASSA NO REVALIDA É PORQUE NÃO SABE NADA. CONTRATAR ESTES MEDICOS É UM ABSURDO. NÃO PODE MESMO. AS FUNERÁRIAS QUE VÃO GOSTAR.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook