Novos militares e PMs vão poder receber benefício integral na reserva

Eles também terão reajustes alinhados com ativos.

Marcelo Brandão e Wellton Máximo – Repórteres da Agência Brasil/Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom
Publicada em 21 de março de 2019 às 10:18
Novos militares e PMs vão poder receber benefício integral na reserva

Os militares, os policiais militares e os bombeiros que entrarem na carreira poderão ir para a reserva com o último soldo da ativa. Eles também continuarão com a paridade, recebendo os mesmos reajustes concedidos aos trabalhadores da ativa. A proposta está no projeto de lei da reforma da Previdência destinada aos militares entregue ontem (20) ao Congresso Nacional. 

A manutenção da integralidade e da paridade consta da proposta do projeto de lei que reforma a Previdência dos militares. Esses benefícios foram extintos para os servidores públicos civis em 2003, mas continuam em vigor para os militares.

Segundo o assessor especial do Ministério da Defesa, general Eduardo Castanheira Garrido Alves, as peculiaridades da carreira militar, como em lugar da Previdência Social haver assistência especial, justificam a manutenção da integralidade e da paridade.

“O que acontece é que [em 2001] nos foi imposto um achatamento salarial. O conceito de inatividade [ir para a reserva] não é de Previdência. Então, continua recebendo a mesma remuneração”, disse Alves.

Os novos policiais militares e bombeiros também terão direito à integralidade e à paridade, pois as regras para a Previdência para os militares das Forças Armadas também valerão para essas categorias. A reestruturação de carreiras, no entanto, caberá aos estados.

O projeto que reformula a carreira e a Previdência dos militares está sendo apresentado pelo secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho; secretário especial adjunto da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco; secretário de Previdência, Leonardo Rolim, e por representantes do Ministério da Defesa e das Forças Armadas.

Ministérios da Economia e Defesa, apresentam, Projeto de Lei de reestruturação das Forças Armadas. - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Comentários

  • 1
    image
    EDVAM 23/03/2019

    É triste saber que existe tantas pessoas desinformadas... Ninguém fala sobrecas outras carreiras públicas, como: Polícia Federal, PRF, Tribunais, etc.. Só falam que os militares estão sendo privilegiado, mas não sabem que os militares sofrem com o achatamento dos salários desde 1998, mais de 20 anos... Todas essas carreiras ganham o dobro do que ganha um militar em inicio de carreira... Se contar que militar não ganha Adic Noturno, hora extra, FGTS, insalubridade.... E esta disponível 24 horas por dia, e quando precisam de alguma, convocam os militares que tem que sair de suas sedes para resolverem os problemas... Tudo por amor à Pátria, em nome da sociedade... Que não reconhece... Vando de hipócritas... .

  • 2
    image
    João Almeida 21/03/2019

    Muito interessante. Quer dizer que todas as demais classes podem ser submetidas a perdas e os militares podem continuar a arrotar caviar...!? Essa reforma só atende a jogo de interesses políticos, não respeita o trabalhador e ainda castiga uma população desinformada e covarde.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Deu PT (Perda Total) no PT de Rondônia

Deu PT (Perda Total) no PT de Rondônia

Fracassado nas últimas eleições, sem militância, sem credibilidade e capacidade de mobilização, alem da evasão de diversos dos seus integrantes, o partido parece ter sofrido perda total, e talvez não possa ser recuperado.