Núcleo Psicossocial da Vara de Proteção à Infância e Juventude promove encontro virtual

Inovações nas atuações profissionais garantem resultados positivos, mesmo com as restrições impostas pelo Coronavírus

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 13 de abril de 2020 às 12:26
Núcleo Psicossocial da Vara de Proteção à Infância e Juventude promove encontro virtual

Uma reunião técnica com a equipe do Núcleo Psicossocial - Nups da Vara de Proteção à Infância e Juventude de Porto Velho foi realizada, na última sexta-feira, 3. O encontro aconteceu por meio de videoconferência. A avaliação e o acompanhamento das medidas instituídas para a continuidade das ações do Nups, mesmo durante o período de isolamento decorrente da pandemia de coronavírus, foi a tônica do evento.

Diversas soluções integradas como contatos e grupos de distribuição, comunicação instantânea, videoconferência, transmissão de vídeos, armazenamento de arquivos e colaboração com suporte de escritório já fazem parte da atividade laboral dos integrantes do TJRO e vêm sendo bastante utilizadas desde o início da pandemia de Covid-19. A instituição possui uma plataforma versátil de ferramentas para o trabalho colaborativo, implantada há cerca de dois anos, e disponibilizada a servidores e magistrados, por meio de login em contas institucionais. 

O Google Meet foi o ponto de encontro das psicólogas e assistentes sociais envolvidas nas ações psicossociais do Tribunal de Justiça de Rondônia. “Juntas, apesar da distância física, as profissionais narraram suas experiências e sugeriram métodos criativos e inovadores para que os usuários sejam atendidos em suas demandas, da melhor forma que é possível”, explicou a servidora Sayonara de Oliveira Souza, da Vara da Infância e da Juventude da comarca de Porto Velho.

Distribuição de Processos

Apesar das limitações presenciais, a distribuição dos processos na Vara da Infância e da Juventude continua. Ao receber nova demanda, cada profissional verifica o que pode ser feito, qual ferramenta tecnológica pode ser utilizada e, com cuidado e ética, juntamente aos usuários, analisa qual é a melhor estratégia para atender à situação apresentada. “Frente às muitas incertezas do momento sabemos apenas que nada ficará inerte”, lembrou Sayonara.

Além da atuação processual, há outras tarefas a cumprir como cadastro dos projetos no Inovare, viabilização  da execução dos projetos aprovados para este ano, planejamento de projetos para 2021, elaboração de material lúdico para ser utilizado no espaço da recepção, atualizações da Cartilha para Adoção, discussão de um informativo para as famílias que têm crianças ou adolescentes acolhidos, aprimoramento do material do CPA e do Projeto Diálogos, entre outros.

Injeção de esperança e retornos positivos dos usuários

É unânime a convicção das profissionais do Núcleo Psicossocial da Vara da Infância e da Juventude, no que se refere à união e disponibilidade: “estamos à disposição para caminharmos juntas. O sentimento de servir e continuar ativas também tem sido uma injeção de esperança para todas nós. Diante dos retornos positivos dos usuários encontramos a proximidade e o acolhimento, bem como a sensação deles de serem lembrados e respeitados nesse momento tão delicado. A pandemia aflige a todos, mas não interrompe os anseios e dores daqueles que esperam por resolutividade de suas questões judiciais. Atuar tem sido desafiador, mas o compromisso de seguir é maior, e, numa rede de afeto e esperança, seguiremos fazendo nosso melhor”.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook