O DIA NA HISTÓRIA

1944 – O decreto 19, assinado pelo governador Aluízio Pinheiro Ferreira, define a estrutura da Banda de Música da Guarda Territorial, com 27 membros

Lúcio Albuquerque
Publicada em 19 de setembro de 2020 às 11:22
O DIA NA HISTÓRIA

19 DE SETEMBRO

RONDÔNIA: 1944 – O decreto 19, assinado pelo governador Aluízio Pinheiro Ferreira, define a estrutura da Banda de Música da Guarda Territorial, com 27 membros. O maestro titular era o GT Antônio Pires. 

COMEMORA-SE: Dia Nacional do Teatro. Católicos lembram São Januário. São Nemésio. São Teodoro de Tarso.

•    FATOS: 1846 — Duas crianças pastoras francesas, Mélanie Calvat e Maximin Giraud, vivenciam uma aparição mariana no topo de uma montanha perto de La Salette, na França, agora conhecida como Nossa Senhora de La Salette. 1852 - Annibale de Gasparis descobre o asteroide Massalia da cúpula norte do Observatório Astronômico de Capodimonte. 1928- Mickey Mouse aparece pela primeira vez no cinema. 1921 — Nasce Paulo Freire, educador brasileiro. 1936 – Nasce Martha Rocha, Miss Brasil 1954, a mais famosa de todas as “misses” já eleitas no Brasil. 1946 — O Conselho da Europa é fundado após um discurso de Winston Churchill na Universidade de Zurique. 1954- O grêmio inaugura o estádio olímpico monumental. 1956- É aprovada a lei que autorizo a transferência da capital do país para Brasília.  1957 — Plumbbob Rainier se torna a primeira explosão nuclear a ser totalmente contida no subsolo, não produzindo precipitação. 1982- O parque nacional das sete quedas é fechado para a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu. 1991 — Ötzi, o Homem do Gelo, é descoberto nos Alpes, na fronteira entre a Itália e a Áustria.

•    FOTO DO DIA: Há 64 anos, depois de uma batalha parlamentar, o Congresso aprovava a lei autorizando a mudança da sede do governo para Brasília, interiorizando a Capital Federal. Já em 1823, José Bonifácio de Andrada e Silva, o “Patriarca da Independência”, propôs a mudança e deu o nome à cidade: Brasília. Em 1883, o sacerdote italiano Dom Bosco (depois São João Bosco) sonhou que visitava a América do Sul e uma voz dizia que ali seria a futura capital brasileira. A definição da área da cidade fez parte da primeira Constituição Republicana, em 1891. Em 1892 um grupo de cientistas visitou a região e propôs o Quadrilátero Cruls, a primeira versão do “quadradinho”, como chamam o mapa da cidade. Em 1922, no centenário da Independência, foi lançada a pedra fundamental do que seria Brasília; e em 1952, nas mesmas coordenadas do sonho de São João Bosco, o presidente JK iniciou a construção da cidade.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook