O DIA NA HISTÓRIA 04 DE SETEMBRO!
1982 – A construtora da hidrelétrica de Samuel, explode os pedrais da região
RONDÔNIA:
1911 – Os trilhos da Madeira-Mamoré chegam a Abunã, a 3ª maior estação da ferrovia – maiores eram Porto Velho e Guajará-Mirim.
1919 – O Grupo Espírita de Porto Velho lança, dia 7, o informativo “A Luz da Verdade”, o primeiro de cunho religioso na cidade.
1947 – Muito elogiado por seu trabalho, o prefeito Carlos Augusto Mendonça deixa a função.
1955 – O Hospital São José, único de Porto Velho, ganha um Centro de Estudos para pesquisas em doenças amazônicas.
1982 – A construtora da hidrelétrica de Samuel, explode os pedrais da região.
1984 – Equipe da Funai tenta acalmar índios “arara” e “gavião” acusados de invadir barracões de colonos e destruir plantações.
1990 – Madeireiros da região de Rolim de Moura e Alta Floresta (RO) são acusados de contratar pistoleiros para matar sertanistas da Funai.
HOJE É:
Dia da promulgação da Lei Eusébio de Queirós. Dia do Odontolegista. Dia Mundial do Taekwondo. Católicos celebram Nossa Senhora da Consolação e Correia, Santa Rosália, São Bonifácio I, São Marino, São Moisés Eremita, Beata Ingrid Elofsdotter.
BRASIL:
1850 — D. Pedro II promulgação da Lei Eusébio de Queirós, que proíbe o tráfico negreiro para o Brasil. 1769 – Nasce Tenreiro Aranha (m. 1811), o 1º presidente da Província do Amazonas. 2023 – Um ciclone extratropical na região sul do país mata mais de 40 pessoas.
MUNDO:
476 – O fim do Império Romano dá início à Idade Média. 1494 – Portugal ratifica o Tratado de Tordesilhas. 1951 — A 1ª transmissão de TV transcontinental ao vivo é da Conferência Japonesa do Tratado de Paz.
FOTO DO DIA:
Localizada no Rio Branco, que desagua no Rio Guaporé a duas horas de Costa Marques (BR), a comunidade de Nova Brema (BOL) se prepara para receber a Festa do Senhor do Divino Espírito Santo de 2026.
A escolha de Nova Brema, uma comunidade ribeirinha com população estimada em 400 pessoas, foi feita no domingo de Pentecostes, no encerramento da caminhada em Cafetal (BOL).
A Festa do Divino no Rio Guaporé inicia na sede da Irmandade do Divino Espírito Santo no domingo de Páscoa (5/4) até o de Pentecostes, (24/5), visitando quase 50 comunidades dos 2 lados da fronteira.
O deslocamento entre todas as comunidades é via fluvial, sendo que a sede (Nova Brema) só vai receber igarité do Divino na semana de 19 a 26 de maio, quando será instalado o grande mastro com a bandeira do Divino.
Mais informações sobre a Festa do Divino do Guaporé pelo whatsapp 69 99314 7953, direcione para o presidente geral da Irmandade.
Com cobertura de palha, a igarité do Divino só desatraca do barco quando está a uma hora do próximo local da Festa.
Receita antecipa pagamento do último lote da restituição do IR
Contribuintes que entregaram no prazo já receberam os valores
Rondônia Cidadã fecha agosto com avanços e inicia setembro
A próxima parada já está marcada: o distrito de Nova Colina, em Ji-Paraná, recebe a primeira edição de setembro
Governo de RO discute corredor bioceânico em visita do Chile
Encontro busca fortalecer a integração logística entre o Brasil e os países da costa do Pacífico, ampliando rotas de exportação




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook