O DIA NA HISTÓRIA - 06 DE MAIO!

2001 — O Papa João Paulo II se torna o primeiro papa a entrar em uma mesquita, na Síria

Lúcio Albuquerque
Publicada em 06 de maio de 2021 às 11:01
O DIA NA HISTÓRIA  - 06 DE MAIO!

COMEMORA-SE: Dia do Cartógrafo. Dia da Matemática. Dia da Coragem. Católicos lembram São Domingos Sávio, São Mariano, São Tiago Mártir, Santo André Kim e São Lúcio de Cirene. 

FATOS: 1682 — Luís XIV rei da França se instala no Palácio de Versalhes. 1840 – É na Inglaterra a primeira emissão de selos postais do mundo, o one penny black. 1852 – Nasce Sigmund Freud, médico neurologista e importante psicólogo, tido como “pai da psicanálise”. 1889 - A Torre Eiffel é aberta ao público durante a Exposição Universal em Paris. 1889 - Criação do Colégio Militar do Rio de Janeiro. 1940 — John Steinbeck recebe o Prêmio Pulitzer pelo romance As Vinhas da Ira. 1967 – Israel conquista o setor oriental de Jerusalém durante a Guerra dos Seis Dias. 2001 — O Papa João Paulo II se torna o primeiro papa a entrar em uma mesquita, na Síria.

 

FOTO DO DIA: Cinco anos depois de ser elevada, em 1977, à condição de município, Ariquemes, a 200 KM de Porto Velho, já apresentava um alto índice de desenvolvimento, alimentado pela qualidade do solo, o que atraiu migrantes de todo o país. O nome “Ariquemes” deriva da tribo Arikeme, habitante original da região. Nos primeiros 20 anos do Século XX Ariquemes passou a ser distrito do município de Santo Antonio, criado em 1912. Desde a instalação da linha telegráfica por Candido Rondon (entre 1907 e 1909) Ariquemes, também chamada “Vila Papagaio”, era um grande entreposto comercial  produzindo seringa, sorva etc, “explodindo” a partir da década de 1960 com a descoberta de enormes veios de cassiterita. Com o desenvolvimento de pequenas comunidades em seu entorno, Ariquemes – que é um grande centro de ensino superior no Estado, com participação forte na agropecuária e na produção de peixe em cativeiro - teve desmembrados de sua área vários distritos elevados à condição de municípios. Na foto, observados pelo piloto Dezival Reis, o governador Humberto Guedes, entre o jornalista Ciro Pinheiro e o prefeito de Porto Velho Cabral Carpintero, observa o início da construção da cidade, em 1976. (F. acervo Ciro Pinheiro)

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook