O DIA NA HISTÓRIA 07 DE AGOSTO!

1956 – A Cooperativa Central dos seringalistas do Território informa aos associados, via telegrama, dispor de produtos para aviar os seringais

Lúcio Albuquerque
Publicada em 07 de agosto de 2022 às 11:59
O DIA NA HISTÓRIA 07 DE AGOSTO!

HOJE É: Dia da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). Dia Nacional do Documentário Brasileiro, Católicos celebram São Caetano de Thine, São Sisto II, Santo Alberto da Sicília, São Domênico da Pérsia (venerado também por ortodoxos)

RONDÔNIA: 1956 – A Cooperativa Central dos seringalistas do Território informa aos associados, via telegrama, dispor de produtos para aviar os seringais.

BRASIL: 1502 – O navegador Gaspar de Lemos coloca em nome de Portugal, um marco, na praia de Touros; a data refere ao início do atual Estado de Rio Grande do Norte.1978 - Morreu Orlando Silva, o cantor das multidões. 2006 — Sancionada no Brasil a Lei Maria da Penha, que a ONU considera uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres.

MUNDO: 1848 – Morre Jöns Jacob Berzelius, um dos “pais” da Física moderna (n. 1779). 1932 – Nasce Abebe Bikila, etíope, 1º negro africano a ganhar ouro olímpico, correndo deslaço a maratona nos Jogos em Roma (m. 1973).  1991 – Tim Berners-Lee coloca on-line o 1º website, inaugurando a World Wide Web. 1996 - A Nasa encontra evidências de vida primitiva em Marte.

FOTO DO DIA: 7 de julho de 1965 – No estádio Aluízio Ferreira o maior clássico do futebol rondoniense, entre Moto Clube e Ferroviário, com o ‘ferro’ em situação complicada, tendo de ganhar e ainda torcer pelo empate entre os líderes Ypiranga x Flamengo, daí a dois dias, conforme o jornal Alto Madeira. A matéria do editor João Tavares relata ainda que foi um jogo adiado do dia anterior devido à falta de luz, o que, na época, era comum em Porto Velho. Uma partida entre os dois times mexia com a cidade que àquela altura contava com dois jornais, uma rádio - a Caiari, e sem emissora de televisão. No “pé” da escadaria do estádio, o ex-goleiro e jornalista Simeão Tavernard (Alto Madeira)  com o ex-jogador e dirigente do Ferroviário Alfredo Maia (F. Acervo Anísio Goraieb).

Comentários

  • 1
    image
    Antonio Tavernard 08/08/2022

    Meu avô Simeão Tavernard, foi goleiro do Paysandu no Pará e depois mudou-se para Porto Velho, onde foi goleiro do Ferroviário e da seleção Rondoniense. Não o vi jogar mas os comentários unânimes falam que era um goleiro espetacular. Depois disso trabalhou por muitos anos na Guarda Territorial e como jornalista do Jornal Alto Madeira. Nos deixou um legado de amor pelo esporte, retidão e caráter por onde passou e um ser humano amoroso com a família. saudade Vovô. Esteja em Paz.

  • 2
    image
    Alfredo Rodrigues Maia Filho 07/08/2022

    Agradeço de coração a lembrança! Meu herói na foto e Sr. Simeão Tavernard, campeões!!!!! Gratidão TUDO RONDÔNIA e ao Sr. Lúcio Albuquerque que incansavelmente se empenham em mostrar e difundir a história de nosso estado e de seus habitantes já que o tempo não pára a história passa e cada dia que passa vai ficando mais distante mas não esquecida. Parabéns pelo trabalho!

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook