O DIA NA HISTÓRIA 07 DE OUTUBRO!
1990 – Lider da apuração da eleição a governador em 1990, o candidato Valdir Raupp não quer apoio do governador Jerônimo Santana, para muitos o seu “pai político”
RONDÔNIA:
1954 – Estão abertas as inscrições para o concurso de Robustez Infantil, participando crianças até 1 ano incompleto.
1955 – A Superintendência do Plano de Valorização da Amazônia anuncia um programa de melhor segurança e mais controle para atender o sistema aéreo da Amazônia.
1983 – Pré-candidato a presidente da República, o ministro Mário Andreazza tem um projeto especial para a Amazônia: criar vários Territórios Federais “como única maneira de desenvolver a região”.
1984 – Técnicos de vários órgãos federais reúnem em Porto Velho com a cúpula da Unir para tratar da inclusão da universidade rondoniense no Plano Mec-Bird III.
1985 – O ex-deputado federal Paulo Nunes Leal, que governou duas vezes o ex-Território, quer participar da elaboração da próxima Constituição Federal, como um dos deputados federais de Rondônia.
1990 – Lider da apuração da eleição a governador em 1990, o candidato Valdir Raupp não quer apoio do governador Jerônimo Santana, para muitos o seu “pai político”.
HOJE É:
Dia do Compositor Brasileiro. Dia mundial do trabalho decente. Católicos celebram Nossa Senhora do Rosário, São Marcos – papa, Santos Sérgio e Baco – mártires
BRASIL:
1934 — A Frente Única Antifascista se posiciona contra a "marcha dos cinco mil" da Ação Integralista Brasileira, num conflito armado que ficou conhecido como Revoada dos galinhas-verdes.
MUNDO:
2023 – Terroristas palestinos invadem Israel, matam o sequestram centenas de pessoas; 1462 – Bula, assinada pelo papa Pio II condena a escravidão, o primeiro documento da Igreja sobre o assunto.
FOTO DO DIA: A PROPOSTA DE ANDREAZZA
Mário David Andreazza (1918/1988) foi durante 7 anos ministro dos Transportes e de 1979 a 1983 ministro do Interior, contribuindo para a formação do Estado de Rondônia.
Em 1983, pretendente à indicação do PDS – o que ele não conseguiu - para disputar a Presidência da República, dentre seus projetos se encontrava o que pretendia criar vários territórios federais na Amazônia.
A ideia não era nova, muito antes outros personagens fizeram a mesma proposta, mas desses – pelo conhecimento adquirido em mais de 10 anos à frente dos ministérios de Transportes e do Interior, Andreazza tinha uma boa base para sugerir.
A abordagem dele era similar a outras, a questão dos enormes espaços amazônicos, quando ele descrevia as dificuldades de administrar a região ao devido às enormes dimensões de suas unidades.
Sua proposta não visava a criação imediata de Territórios, mas de polos que inicialmente receberiam incentivos e uma estrutura inicial para, depois, serem instituídos como territórios.
Na imagem o governador Jorge Teixeira apresenta seus secretários a Andreazza. (FOTO Machado)
Incra entrega títulos e apresenta equipe em Machadinho
Durante a cerimônia, os novos servidores do Incra - recentemente empossados após aprovação no Concurso Nacional Unificado (CNU) - foram apresentados à comunidade local, num momento de grande emoção
Cuidados Paliativos e direito à ortotanásia
Anadem defende que evitar tratamentos fúteis e ampliar o acesso e divulgação da política da área são medidas essenciais para garantir dignidade no fim da vida
Porto Velho publica 2º edital para educação infantil
Projeto representa um avanço significativo na política pública voltada à primeira infância




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook