O DIA NA HISTÓRIA - 1 DE DEZEMBRO!

1917 – Primeira eleição para superintendente (prefeito) e intendentes (vereadores) em Porto Velho. O prefeito eleito foi Joaquim Augusto Tanajura

Lúcio Albuquerque
Publicada em 01 de dezembro de 2021 às 08:59
O DIA NA HISTÓRIA - 1 DE DEZEMBRO!

COMEMORA-SE: Dia Internacional da Luta contra a Aids. Dia do Numismata. Católicos comemoram Santo Elói (também chamado Santo Elígio), São Naum e Bem Aventurados Maria Clementina Anuarite e Charles de Foucould.

RONDÔNIA: 1917 – Primeira eleição para superintendente (prefeito) e intendentes (vereadores) em Porto Velho. O prefeito eleito foi Joaquim Augusto Tanajura.

BRASIL: 1822 — Aos 24 anos, D. Pedro I é coroado Imperador do Brasil. 1900 — A Comissão de Arbitragem de Genebra concede a posse do território do atual Amapá ao Brasil. 1976 - Estréia no Brasil o filme Dona Flor e Seus Dois Maridos, com Sônia Braga e José Wilker.

MUNDO: 1909 — Fundado o Deganya Alef, primeiro kibbutz em Israel. 1913 - O metrô de Buenos Aires, inicia suas operações o 1º do Hemisfério Sul e da América Latina. 1929 - Edwin Lowe inventa o jogo do bingo. 1941 — II Guerra Mundial: o imperador Hirohito do Japão aprova os ataques do Japão aos EUA. 1955 - No Alabama, Rosa Parks recusa-se a ceder seu lugar num ônibus a um branco, o que deu início à luta pelos direitos civis dos negros nos EUA. 1959- Feita a primeira fotografia colorida do planeta. 1973 – Morre Davi Bem Gurion o grande líder da criação do Estado de Israel. 1990 - Operários dos dois lados da construção do túnel sob o Canal da Mancha, (da França à Inglaterra) retiram a última pedra que separava os países.

FOTO DO DIA: FIM DA DÉCADA DE 1960 – Porto Velho começa a se modernizar e o crescimento da população e do número de veículos, devido à abertura da BR-29 e ao garimpo de cassiterita, leva a que na esquina das avenidas Sete de Setembro com a Rogério Weber ssteja sendo colocada uma novidade e, como não pode faltar plateia nesses momentos, quase em baixo da escada usda pelo eletricista,  um grupo de moradores observa os trabalhadores que instalam o primeiro sistema eletrônico de controle de tráfego, o semáforo. De qualquer forma, totalmente indiferente à modernidade que estava sendo implantada, um morador atravessa, talvez como fazia há muitos anos, em diagonal, sem se preocupar com o que estava sendo colocado, enquanto à esquerda, o prédio do Fórum Ruy Barbosa era uma testemunha silenciosa dos acontecimentos.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Coluna Simpi – Só clicar e aprender...

Coluna Simpi – Só clicar e aprender...

Este curso é gratuito, em 11 módulos com 1,30 min de duração em vídeos onde cada módulo tem teste de fixação de múltipla escolha após seu término, com conteúdo programático que vai desde as reponsabilidades de um empreendedor até os erros mais comuns