O DIA NA HISTÓRIA - 10 DE FEVEREIRO

1949 – Em reunião na sede do Clube Internacional, em Porto Velho, é criada a Associação Médico Cirúrgica do Guaporé, sendo eleito presidente o médico Ernesto Laudelino  de Almeida

Lúcio Albuquerque
Publicada em 10 de fevereiro de 2021 às 15:37
O DIA NA HISTÓRIA  - 10 DE FEVEREIRO

FOTO DO DIA: Barão do Rio Branco, José Maria da Silva Paranhos Júnior (sentado), patrono da diplomacia brasileira, chefiou várias missões interfronteiras, a mais importante que resultou no Tratado de Petrópolis, que resultou no  fim da questão acreana e uma das compensações Bolívia foi a construção da ferrovia Madeira-Mamoré. “Daí surgiu a Estrada de Ferro-Madeira-Mamoré, Porto Velho, o Território do Guaporé, o Território de Rondônia e, finalmente o Estado de Rondônia”, narra o jornalista José Carlos Sá Júnior em https://www.banzeiros.com.br/2018/11/17/um-tratado-dificil/. O professor e historiador Francisco Matias, que se encontra recuperando de covid, tem um livro intitulado “Tratado de Petrópolis” pronto para ser impresso.

RONDÔNIA: 1949 – Em reunião na sede do Clube Internacional, em Porto Velho, é criada a Associação Médico Cirúrgica do Guaporé, sendo eleito presidente o médico Ernesto Laudelino  de Almeida. 

COMEMORA-SE: Dia do Atleta Profissional (Profissão reconhecida no Brasil em 1998 através da Lei nº 9615). Dia Mundial das Leguminosas.  Católicos lembram Sana Escolástica, padroeira das monjas, e crianças com convulsões. Também invocada contra as chuvas e tempestades. 

FATOS: 1430 — Filipe III de Borgonha, cria a Ordem do Tosão de Ouro, a mais prestigiada, exclusiva e cara Ordem de Cavalaria do mundo. 1890 — Nasce o russo Boris Pasternak, autor do clássico “Doutor Jivago”. 1897 – Nasce Maria Escolástica da Conceição Nazaré,”Mãe Menininha do Gantois”, mãe-de-santo brasileira, filha de Oxum, a mais famosa ialorixá da Bahia e uma das mais admiradas mães-de-santo do país.  1912 — Bombardeio da cidade de Salvador com o objetivo de forçar a renúncia de Aurélio Viana, então governador da Bahia. 1912 — Morre José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, diplomata e empresário brasileiro. 1927 — Lançamento na Alemanha do filme futurista de Fritz Lang, Metrópolis. 1932 - Nascimento do cantor fluminense Cauby Peixoto.  1932, Walt Disney registra  e publica o desenho do rato mais famoso do mundo, o rato Mickey. 1939 — Criação do Parque Nacional do Iguaçu, Brasil. 1940 — Stálin, aliado a Hitler e ditador da União Soviética deporta milhões de poloneses para a Sibéria. 1945 - O Rei Jorge VI, da Inglaterra, inaugura em Londres os trabalhos preparatórios da Organização das Nações Unidas (ONU). 1946 – Com participação de 51 nações, acontece em Londres a primeira Assembleia Geral das Nações Unidas. 1960 — Capturado, quando sobrevoava e fotografava instalações militares da União Soviética, pilotando um avião-espião U-2, o piloto Gary Powers (EUA) é trocado pelo espião soviético Rudolf Abel. 1965 — Fechamento da companhia aérea Panair do Brasil sob a alegação de que estava devedora da União e de fornecedores. 1967 — Fundação da Universidade de Caxias do Sul.  1983 - Astrônomos britânicos descobrem um novo astro, com  capacidade energética maior que a do sol. 1984 - O Vaticano e os Estados Unidos reatam as relações diplomáticas. 1994 — Criação da Agência Espacial Brasileira.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook