O DIA NA HISTÓRIA - 13 DE JANEIRO!

Em 1961 - O presidente JK inaugura em Cuiabá (MT) a rodovia BR-29 (depois BR-364), ligando a capital mato-grossense a Porto Velho e daí se estendendo a Rio Branco, AC)

Lúcio Albuquerque
Publicada em 13 de janeiro de 2021 às 14:52
O DIA NA HISTÓRIA -  13 DE JANEIRO!

RONDÔNIA

1873 – O Imperador D. Pedro II assina o decreto 5.024 abrindo a todas as Nações o tráfego no Rio Madeira.Em 1961 - O presidente JK inaugura em Cuiabá (MT) a rodovia BR-29 (depois BR-364), ligando a capital mato-grossense a Porto Velho e daí se estendendo a Rio Branco, AC).

COMEMORA-SE

Dia Internacional do Leonismo (Lions Clube). Católicos lembram Santo Hilário de Poitiers e São Remígio.

FATOS

1691 - Morre Jorge Fox, místico inglês, fundador da seita dos Quakers.    1825 — Confederação do Equador: Frei Caneca é fuzilado diante dos muros do Forte de São Tiago das Cinco Pontas, Recife. 1888 — Fundada em Washington, D.C. a National Geographic Society. 1898 — Lançamento do livro J'accuse…! de Émile Zola, que expõe o Caso Dreyfus e leva ao inocentamento de Dreyfus, que fora condenado à prisão perpétua . 1910 - Uma ópera de rádio é transmitida pela primeira vez. A música estava sendo executada no Metropolitan Opera House, em Nova York. 1937 — Criação do Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro. 1948- O líder indiano Gandhi inicia um jejum em protesto contra a violência cometida por indianos e paquistaneses. 1969 - Lançado, nos EUA, mais um álbum dos Beatles: Yellow Submarine.  1989, inicia o ataque do primeiro vírus mundial de computador, um dos maiores problemas, até hoje, para os programadores em informática.

FOTO DO DIA

Início da década de 1950. Inaugurado há pouco tempo, o Palácio Presidente Vargas, sede do Governo do Território Federal do Guaporé (Rondônia só em 1.956), desponta majestoso sobre a pequena colina, enquanto um grupo de jovens estudantes descem a Rua José de Alencar e, um pouco trás, duas famílias com várias crianças fazem o mesmo caminho. Desde a metade da década passada o “Presidente Vargas” deixou de ser a sede do Governo estadual, que passou para o CPA, no Bairro Pedrinhas. O “Palácio” agora sedia o Museu Estadual.

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook