O DIA NA HISTÓRIA - 27 ABRIL!

1855 - Brasil e Paraguai firmam um Tratado de Amizade, Comércio e Navegação – 9 anos depois começou a “Guerra do Paraguai”

Lúcio Albuquerque
Publicada em 27 de abril de 2021 às 09:18
O DIA NA HISTÓRIA - 27 ABRIL!

COMEMORA-SE: Dia da Empregada Doméstica. Dia Mundial do Design Gráfico. Dia Nacional do Auditor de Controle Externo. Dia do Kung Fu. Católicos lembram São Simeão, Santa Zita de Luca, padroeira das empregadas domésticas.

FATOS: 1855 - Brasil e Paraguai firmam um Tratado de Amizade, Comércio e Navegação – 9 anos depois começou a “Guerra do Paraguai”.  1940 — Inaugurado o Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) em S. Paulo. 1945 — IIª Guerra Mundial: capturado o ditador italiano Benito Mussolini, fugindo disfarçado de soldado alemão. 1999 - Uma empresa do Canadá anuncia ter, via clonagem, o nascimento de 3 cabras idênticas, mesma técnica usada com a ovelha Dolly, em 1997. 2014 — Acontece o “Dia dos 4 Papas”: em ato concelebrado pelo papa emérito Bento XVI o papa Francisco canoniza os ex-papas quando João XXIII e João Paulo II. 

FOTO DO DIA: Milhares de pelas de borracha descansam esperando o trem da Madeira-Mamoré, em Guajará-Mirim, no auge do I Ciclo da extração da hévea, entre 1879 e 1915. A necessidade de aumentar a produção levou a que nordestinos trazidos para a Amazônia para trabalhar nos seringais, invadissem   território boliviano, gerando a “Guerra do Acre” o que foi resolvido com o Tratado de Petrópolis” que garantiu ao Brasil a posse Do Acre, a construção da ferrovia Madeira-Mamoré e, em consequência, o que hoje é Rondônia.  “No decorrer do primeiro ciclo da borracha (o II foi de 1943 a 1946), a região amazônica foi responsável por cerca de 40% de toda a exportação brasileira” (*). 
 (*) https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/ciclo-da-borracha

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook