O mar, o rochedo e o marisco

No final de tudo isso, fica a máxima segundo a qual, na luta do mar contra o rochedo, que leva a pior é o marisco.

Valdemir Caldas
Publicada em 04 de abril de 2019 às 15:26
O mar, o rochedo e o marisco

(*) Valdemir Caldas

O fracasso da greve dos agentes penitenciários em Rondônia deixa margem a uma série de interpretações. Tanto se podem analisar aspectos ligados à difícil situação dos que prestam trabalho à máquina oficial, quanto apreciar a estratégia adotada pela direção do movimento.

Seria preciso muita distância da realidade, para prever o êxito do movimento grevista. Não é preciso ser especialista em sindicalismo, sequer um perito em politica, para considerar que nenhuma greve prescinde de alto grau de mobilização e engajamento do segmento funcional.

Por mais que os problemas do cotidiano se avolumem e prejudiquem diretamente os trabalhadores, tem-se verificado no Brasil que isso não basta para fazer eclodir vigoroso movimento social. De outro lado, o paternalismo ainda presente na grande maioria das instituições e as diversas práticas de cooptação concorrem para que as dificuldades do dia a dia sejam enfrentadas de maneira diferente.

Longe de mim, contudo, pretender condenar o caráter da greve.  Afinal, a revisão salarial é um imperativo constitucional e um direito do trabalhador, assim como a manutenção de benefícios conquistados, à duras penas, ao longo de seguidos anos, mas, na pior das hipóteses, parece-me que houve açodamento por parte dos organizadores do movimento, conquanto haja quem prefira dizer que faltou habilidade aos representantes da categoria durante o processo de negociação com o poder executivo.

Resultou provado que bater de frente com o governo não foi a melhor opção para os organizadores do movimento. Por conta disso, a consequência não poderia ser outra: o monumental fracasso em que se transformou o movimento paredista. A vaca foi para o brejo. Difícil, agora, será retirá-la.

É hora de todos colocarem de lado eventuais diferenças, sentarem-se à mesa, e buscarem não o que parece ser o melhor para um dos lados, mas para a população, sem dúvida, a maior prejudicada na queda de braço entre governo e sindicato. No final de tudo isso, fica a máxima segundo a qual, na luta do mar contra o rochedo, que leva a pior é o marisco.

Comentários

  • 1
    image
    Mauricio 04/04/2019

    Quero aqui discordar da seu matéria. Primeiro que não houve fracasso, mas sim um avanço, pois este movimento chamou a atenção das autoridades pelo descaso e a fragilidade do sistema prisional. Segundo que este movimento, chamou a atenção do judiciário, que na pessoa do presidente desembargador Valter, estabeleceu uma mediação para este conflito e que no prazo de 60 dias teremos um dislinde. Terceiro, não há que se falar em fracasso, quando uma categoria adere e se uni ao 100 %movimento Quarto, o recuo faz Parte de uma estratégia de guerra. Quinto, este articulista, perdeu a oportunidade em fazer uma matéria, abordando aspectos dos heróis invisíveis que são os garante da escória da sociedade, heróis esse que garantem a segurança em nosso estado. Sexto, os Agepen de Rondônia são bravos Guerreiros que levam este estado nas costas, que somente querem um salário digno.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook