O meu amigo chinês
Conheci-o quando estive na Europa no ano passado. Deng sempre quis conhecer a Amazônia
Deng Hua Fong é um amigo meu. Ele é professor na província de Hubei, China, e leciona Mandarim na cidade de Xianning, distante apenas 97 quilômetros de Wuhan. Conheci-o quando estive na Europa no ano passado. Deng sempre quis conhecer a Amazônia. Por isso está hospedado em minha casa aqui mesmo em Porto Velho. Só que ele está um pouco gripado. Ele tosse muito, tem febre e está espirrando. Não estou muito preocupado com a saúde do meu amigo. Disse-lhe que a mudança de temperatura entre os dois países pode ter-lhe custado uma “gripezinha à toa”. Deng está todo feliz e já me disse que gostaria de fazer muitas visitas a órgãos públicos de Porto Velho. Assim que melhorar deste resfriado, pretendo andar com ele pelas ruas e bairros da cidade e, claro, visitar várias coisas desta capital, pois o mesmo está muito curioso com tudo.
Terei o maior prazer em mostrar ao meu amigo oriental o novo prédio da Assembleia Legislativa de Rondônia ali na antiga Esplanada das Secretarias no encontro das avenidas Calama e Farquar. De preferência assistir com ele a uma das muitas sessões ordinárias daquela casa de leis. Não tem coisa mais prazerosa do que, entre um espirro e outro do meu amigo, observar atentamente aos discursos dos 24 deputados estaduais. Meu amigo ficará mais curioso ainda quando souber quanto custa para Rondônia cada um desses parlamentares. Direi a ele que todos os deputados em um ano equivalem aproximadamente a um novo hospital todo equipado. Não sei qual será a reação dele a todo este descalabro. Talvez mais espirros ainda dentro daquele ambiente também doentio. Deng é um sujeito muito politizado, por isso será normal a sua reação.
E quando ele souber que aqui em Rondônia o Estado e as prefeituras contratam mais funcionários comissionados do que concursados? Lógico que vindo de um país comunista como é a China ele não vai entender muito bem essa prática esquisita daqui. Mas explicarei tudo detalhado a ele: “Deng, o comissionado pode ser demitido a qualquer hora, enquanto o concursado é para a vida toda”. Além do mais, lhe mostrarei que um funcionário comissionado pode se prestar a uma “rachadinha”, prática muito usual no país. Meu medo é que ele espirre ainda mais. Na ponte ainda escura do rio Madeira ele sem dúvida ficará maravilhado quando eu levá-lo lá. Falarei a ele sobre a Energisa e as boas relações que ela tem com o consumidor de Rondônia. O ideal seria fazermos um passeio dentro de um ônibus urbano. Mas isso será impossível.
No Espaço Alternativo da cidade ele certamente ficará encantado com aquela “geringonça imprestável”. E deverá me perguntar para que serve aquilo. Mas legal mesmo será quando eu levar meu amigo chinês à Câmara Municipal de Porto Velho para ver os vereadores “trabalhando” em benefício do povo. Isso em outra sessão também ordinária, claro. Qual será a reação dele quando souber que as crianças da zona rural do município estão há mais de dois anos sem direito à escola por falta de transporte escolar? Tomara que ele não morra de tanto espirrar, pois lhe direi que Porto Velho é uma porcaria, mas tem mais de 20 pré-candidatos querendo ser prefeito. Já pensou na sua reação quando souber o que é auxílio-moradia e para quem é pago? Só não o levo à Banda do Vai Quem Quer porque parece que essa gripe dele está piorando e bem antes do Carnaval ele voltará à China. Já ao famoso “açougue” jamais o levaria.
*Foi Professor em Porto Velho.
Governo institui o Dia de Conscientização Contra a Prática do Aborto, em 8 de agosto
Será no dia 8 de agosto, quando repartições públicas estaduais e municipais, escolas e demais segmentos da sociedade poderão promover, na Capital e no Interior, palestras, seminários, campanhas, mobilizações e outras atividades
Semusa faz mutirão para implantação de DIU
Público alvo são adolescentes de 14 a 19 anos em alusão à semana de prevenção de gravidez na adolescência
Número total de mortes em decorrência do coronavírus ultrapassa 360
Mais de 17 mil pessoas já foram infectadas na China continental



Comentários
Me perdoe meu Deus, por ter lido esta tolice!!!
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook