O que significa render 100% do CDI?

Saiba o significado de uma das expressões mais comuns no mundo dos investimentos

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 17 de novembro de 2021 às 10:04
O que significa render 100% do CDI?

Quando se fala em investimentos de renda fixa e seus rendimentos, é comum vermos a expressão “rende 100% do CDI”. Muitos produtos financeiros de renda fixa rendem 100% do CDI, mas o que isso quer dizer? Com tantas siglas no mercado de investimentos, muitos não conseguem entender, mas calma. Vamos explicar! 

Entender o que significa essa expressão é muito importante para guiar os próximos investimentos. Saber como o CDI influencia nos rendimentos de seus ativos é essencial para definir suas próximas movimentações no mercado. 

O que é CDI? 

Antes de tudo, precisamos explicar o que é CDI, segundo as regras do Banco Central, todos os bancos devem fechar o dia com saldo positivo. 

Porém, nem sempre isso é possível, já que as instituições passam o dia recebendo e enviando valores em operações financeiras como saques, empréstimos, depósitos, entre outros. 

Então, para cumprir essa regra o banco precisa pegar dinheiro emprestado com outra instituição financeira para fechar o dia no positivo. O título desse empréstimo é o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que é emitido e deve ser quitado em até 24 horas. 

Como acontece em todo empréstimo, o banco que tomou o CDI paga juros na quitação e é da taxa média de juros que nasce a taxa CDI aplicada em diversos tipos de investimentos. 

A taxa CDI é calculada diariamente pela B3 (bolsa de valores brasileira) com base nas operações feitas no dia, a partir disso também são feitos cálculos que definem a média mensal e anual do CDI. Em 2020, a taxa CDI anual foi de 2,75%, por exemplo. 

O CDI acompanha a taxa Selic, taxa básica de juros da economia, A taxa média de juros nos empréstimos entre bancos também é chamada de taxa DI e serve de referência para a definição da taxa do CDI pela B3. 

O que significa “render 100% do CDI”?

Bom, é bem simples! Se você ouvir um consultor dizer que o seu investimento rende 100% do CDI até o vencimento da aplicação, isso significa que o ativo terá a mesma rentabilidade da taxa CDI no período. 

Tecnicamente, render 100% do CDI significa que o investimento alcança a variação da taxa DI enquanto o capital estiver aplicado, conseguindo a totalidade da taxa CDI. E como ambas as taxas acompanham a taxa Selic, o rendimento anual será bem próximo à variação da Selic durante o ano. 

Numa linguagem simples, se você investiu em um CDB que rende 100% do CDI em 2020, você aplicou dinheiro em um investimento que rendeu 2,75% no ano. No mercado também é possível encontrar opções de investimentos que rendem cerca de 100% da taxa CDI. 

De acordo com o mercado, quanto maior o percentual do investimento sobre a taxa CDI, mais altos serão os rendimentos. Um CDB que rende 105% do CDI, por exemplo, rende um pouco mais do que um que rende 100% e assim por diante. 

Quais investimentos seguem a taxa CDI? 

O CDI é um dos principais índices de referência das aplicações de renda fixa. Com isso, investimentos como CDBs, LCIs e LCAs, debêntures, fundos de investimentos, CRIs e CRAs, títulos do Tesouro Direto seguem a taxa CDI. 

Além destes investimentos, algumas contas digitais disponíveis no mercado também acompanham a taxa CDI, garantindo 100% do CDI. Então, quando uma pessoa deposita dinheiro em uma conta digital que rende 100% do CDI, o capital irá render a totalidade do CDI pelo período que ficar aplicado na conta. 

Entender o que significa a expressão “render 100% do CDI” é muito importante para qualquer investidor. Principalmente para pessoas que estão começando a se aventurar no mundo dos investimentos. 

Dessa forma, é possível ter uma base para calcular os rendimentos dos investimentos de renda fixa e garantir a maior rentabilidade possível com baixo risco. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook