OAB cobra esclarecimentos e providências ao Governo de Rondônia sobre crise do coronavírus em Cacoal

Colocamo-nos em nosso papel e vamos constantemente atuar em defesa da sociedade”, explica o presidente da Seccional Rondônia da OAB, Elton Assis

Ascom OAB/RO
Publicada em 28 de julho de 2020 às 14:34
OAB cobra esclarecimentos e providências ao Governo de Rondônia sobre crise do coronavírus em Cacoal

Em 23 de julho o Relatório de Ações do Sistema de Comando de Incidentes Covid-19, proveniente da Sala de Situação Integrada do Governo do Estado apontou índice de 100% de ocupação dos leitos de UTI adulta disponíveis na rede pública estadual na Macrorregião II – que tem o município de Cacoal como referência. Por isso, a OAB Rondônia oficiou o Governo do Estado por esclarecimentos e providências.

“O atendimento à saúde do Estado foi dividido em duas grandes macrorregiões: Macrorregião I, com referência à Porto Velho e Macrorregião II tendo Cacoal com ponto identificador, pois são os municípios onde o há hospital estadual e onde estão concentrados a grande maioria dos leitos de UTI. Ou seja, quando Cacoal declara 100% ocupação, estamos constatando um grande risco à vida de uma significativa parcela da população estadual. Não nos permitimos apenas observar uma situação gravíssima assim. Colocamo-nos em nosso papel e vamos constantemente atuar em defesa da sociedade”, explica o presidente da Seccional Rondônia da OAB, Elton Assis.

Preocupado com a região, e conhecendo detalhes do problema, através de recente reunião com os presidentes das Subseções de Rondônia, da Ordem dos Advogados do Brasil, a entidade elencou ainda algumas providencias a serem tomadas em atendimento à crise: adoção de medidas imediatas à construção/montagem de hospital de campanha visando o pronto atendimento e dos atendimentos de urgências; solicitação de destacado efetivo da Força Nacional do SUS para atuar na Microrregião II; aquisição de medicamentos sedativos, bem como compras de insumos necessários para os hospitais regionais; e contratação imediata, ainda que em caráter precário, de profissionais das diversas áreas da saúde para que atendam a região, que encontra-se com problema crônico de falta desse tipo de profissional.

O presidente Elton Assis reforça que a manutenção da comunicação com o Poder Executivo Estadual tem o objetivo de encontrar soluções urgentes para os graves problemas que atingem à saúde do interior do Estado de Rondônia.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook