OAB indefere primeiro registro de bacharel de RO por envolvimento em violência doméstica

Os advogados tem o dever de zelar pela sua idoneidade moral e ética, tanto em sua vida pessoal como na sua vida profissional, para que possam bem representar seus constituintes na busca pela Justiça

Assessoria
Publicada em 22 de abril de 2020 às 10:23
OAB indefere primeiro registro de bacharel de RO por envolvimento em violência doméstica

Em sua primeira sessão virtual, realizada na última sexta-feira(17),  a Câmara de Seleção e Habilitação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) decidiu pelo indeferimento do pedido de inscrição originária de bacharel envolvido em caso de violência doméstica.

A Câmara teve como base as súmulas vinculantes 09/2019 e 10/2019 aprovada pela OAB Nacional, em 18 de março do ano passado, que proíbem o ingresso de bacharéis em direito que tenham agredido mulheres, idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência física e mental aos quadros da Instituição.

“Os advogados tem o dever de zelar pela sua idoneidade moral e ética, tanto em sua vida pessoal como na sua vida profissional, para que possam bem representar seus constituintes na busca pela Justiça. Portanto, não podemos compactuar com indivíduos que cometem qualquer ato de violência, especialmente em momento que lutamos pelo fim dos abusos cometidos contra as mulheres e contra os indivíduos mais frágeis de nossa sociedade”, ressalta o presidente da OAB Rondônia, Elton Assis.

Para o secretário-geral da Seccional e presidente da Câmara de Seleção e Habilitação, Márcio Nogueira, “impedir quem pratica violência doméstica de se inscrever é assegurar a respeitabilidade da advocacia e, mais importante, dar um recado claro à comunidade, que essa é uma conduta intolerável com graves consequências”. 

Comentários

  • 1
    image
    Antonio Carlos Cruz Veiga 22/04/2020

    Porquê a OAB não está preocupada com os seus filiados que estão envolvidos em escândalos de corrupção em Porto velho, Ji Paraná, Cacoal, Vilhena,entre outros municípios de Rondônia?

  • 2
    image
    Alan Kardec 22/04/2020

    Existe exagero nessa situação, o direito ao trabalho é garantido pela Constituição. Os operadores do Direito com 20 anos de atividade tem conhecimento de Promotor que agredia a esposa, foi promovido a Procurador de Justiça e depois Desembargador. Existe caso policial de Juiz que perseguiu e agrediu o namorado da ex-esposa, nem por isso foi afastado da judicatura. Acho que essa situação deve ser sopesada.

  • 3
    image
    Negro 22/04/2020

    Com todo respeito a OAB/RO está de sacanagem, querendo fazer média junto a sociedade e seus pares!!! Houve transito em julgado da tal violência doméstica? Súmulas vinculantes da OAB tem mais força de lei que a CF ??? ""“Os advogados tem o dever de zelar pela sua idoneidade moral e ética, tanto em sua vida pessoal como na sua vida profissional, para que possam bem representar seus constituintes na busca pela Justiça""". Pelo acima descrito o primeiro que tinha que sumir do mapa é o "Presidente da OAB Nacional" o pústula do "Felipe Santa Cruz" uma vergonha para os dignos advogados desse país. Conduz a OAB Nacional como um partido político lixo e não é exemplo ético e nem moral para está a frente dessa instituição que já teve muita força junto a população brasileira mais que atualmente está desacreditada juntamente com os Poderes Constituídos do brasil para a grande massa da população. Para finalizar, só em porto velho a OAB local se valendo da falta de ética e moral teria que suspender do exercício da advocacia no mínimo 100 advogados que vivem ludibriando seus sofridos clientes. Tenho dito!

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook