OAB/RO propõe Ação Civil Pública contra INSS por desvio de produtividade

Nós já buscamos o diálogo com o INSS para solucionar as longas esperas para atendimento, mas sempre é informado que não há servidores suficientes.

Assessoria
Publicada em 07 de junho de 2019 às 09:24
OAB/RO propõe Ação Civil Pública contra INSS por desvio de produtividade

Por unanimidade, foi aprovada na última sessão do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) o ingresso de Ação Civil Pública em desfavor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por desvio de produtividade.

De acordo com o presidente da OAB/RO, Elton Assis, as reclamações quanto ao atendimento aos advogados têm sido recorrentes. “Nós já buscamos o diálogo com o INSS para solucionar as longas esperas para atendimento, mas sempre é informado que não há servidores suficientes. A falta de efetivo não pode ser justificativa para que a prestação jurisdicional seja impedida”, fala.

O secretário-geral da Seccional, Márcio Nogueira, conta que a advocacia tem padecido nas filas do Instituto. “O impacto ao exercício da cidadania é gigantesco. Por isso, vamos tentar a via judicial para que a União lote servidores suficientes nas unidades do INSS”, conclui.

Reuniões com o INSS

Nos últimos meses, diversas reuniões foram feitas com representantes do INSS para solucionar as longas filas de advogados. A última ocorreu na manhã da última terça-feira (04), quando debateram sobre o atendimento na Agência da Previdência Social de Porto Velho (APS-Embratel) frente à amplitude de serviços à distância disponíveis.

Na oportunidade, foi discutido sobre meios de otimizar os agendamentos para perícias; geração de senha de acesso ao sistema “Meu INSS”; mudanças que estão ocorrendo no Instituto; disponibilização de mais serviços à distância, facilitando o acesso remoto; entre outros assuntos.

Estiveram presentes na reunião a presidente e vice-presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário da OAB/RO, Lélia Neta e Sintia Fontenele, e servidores do INSS: a gerente da APS-Embratel, Kellen Gunther; Franciomar Meneguetti Lopes e Gleice Kellen.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Marco Ramos 07/06/2019

    Tem um monte de gente sendo transposta, é só aproveitar esse pessoal e colocar no INSS e poderá resolver um pouco a carência de pessoal! Esqueci, o pessoal está acostumado a trabalhar apenas um período e com certeza terão que trabalhar dois períodos e isso é muito para os velhinhos que serão transpostos para os quadros da União!

  • 2
    image
    Ricardo 07/06/2019

    Peraí... quer dizer que o pobre pode ficar todo o tempo do mundo esperando ser atendido pelos servidores do INSS, mas quando um "adevogado" demora pra ser atendido a OAB aciona a justiça ???? Cara, tem alguma coisa errada nisso. Todos que procuram atendimento no INSS tem compromissos fora também, não só os "dotores".

  • 3
    image
    amilton de oliveira coelho 07/06/2019

    eu mesmo dei entrada na milha aposentadoria em setembro/2018 e ate agora falam que esta em analise, já vai faser 10 meses e tenho uma previsão, acho que deveriam respeitar o contribuinte dando pelo menos dando uma previsão coerente e verdadeira. bom dia

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook