Oficina de Libras amplia acessibilidade nos Fóruns Digitais
A iniciativa buscou oferecer um momento de reflexão e sensibilização sobre as peculiaridades da cultura surda e aspectos importantes da Língua Brasileira de Sinais
O Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental, que integra o Gabinete de Governança (Nages/Ggov) do Tribunal de Justiça de Rondônia, promoveu uma Oficina de Libras, destinada aos Fóruns Digitais e Postos Avançados do TJRO. Nesta quarta-feira (24), foi anunciado o início da construção da décima unidade de Fórum Digital, em Urupá.
A iniciativa buscou oferecer um momento de reflexão e sensibilização sobre as peculiaridades da cultura surda e aspectos importantes da Língua Brasileira de Sinais. O curso introdutório foi ministrado pela assistente técnica Núbia Lopes Soares Sussuarana, do Nages, que compartilhou a importância da aplicação de políticas públicas no modo como as Pessoas com Deficiência (PcD) interagem na sociedade.
“Há uma notória mudança de paradigma, a comunidade de PcDs se tornou cidadã, ativa e empoderada”, disse a servidora. “O Poder Judiciário de Rondônia está atento a esta realidade, buscando aperfeiçoamento e treinamento aos servidores e servidoras que lidam com o público em geral e prestam o primeiro atendimento”, completa.
Durante a oficina, foram discutidos conceitos sobre a temática de acessibilidade comunicacional para pessoas surdas e a desmistificação de teorias disseminadas pelo senso comum, como ‘Todo surdo é mudo?’, ‘A língua de sinais é universal?’, ‘A Libras é uma linguagem?’, entre outras.
A Oficina de Libras atende ao macrodesafio de Acessibilidade, Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade, definido na Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, que visa garantir um Poder Judiciário que promova a acessibilidade, a diversidade e a inclusão.
Fóruns Digitais
O Fórum Digital é uma iniciativa que visa facilitar o acesso a serviços públicos para pessoas que vivem em localidades distantes das sedes das comarcas, utilizando a tecnologia como ferramenta principal. O TJRO foi premiado com o Innovare em 2022, na categoria Inovação e Acesso à Justiça, pelo projeto.
Atualmente existem nove unidades já instaladas e em funcionamento, nas cidades de Alto Paraíso, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Chupinguaia, Cujubim, Itapuã do Oeste, Mirante da Serra, Monte Negro e no distrito de Extrema, em Porto Velho. Além da nova unidade que será instalada em Urupá, estão em planejamento outros nove Fóruns Digitais, a maioria em fase de licitação.
Campanha da Saúde visa diminuir recusas na doação de órgãos
Principal motivo é famílias não conversarem sobre desejo de doar
Implantação do Comitê Antimanicomial no sistema socioeducativo pelo TJRO
O evento foi realizado no auditório do Fórum Geral César Montenegro, com participação de representantes do sistema de justiça
Sem prova de prejuízo, sentença de ausência sem registro não é nula
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais manteve a decisão ao avaliar que o registro da declaração de ausência é indispensável.




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook