Onde técnicos de enfermagem podem atuar?

Veja também as diferenças entre técnicos, auxiliares e enfermeiros

Da redação
Publicada em 21 de julho de 2021 às 11:34
Onde técnicos de enfermagem podem atuar?

O técnico em enfermagem é um profissional essencial na área da saúde, que trabalha diretamente com atendimento à população. As possibilidades de atuação incluem unidades básicas de saúde, clínicas, hospitais, maternidades, redes ambulatoriais, serviço domiciliar, laboratórios, como também podem prestar concurso para carreira pública. Há um aquecimento crescente na área da saúde como um todo, com cada vez mais vagas e opções de setores para os técnicos.

Diferenças entre profissionais de Enfermagem

Os profissionais de Enfermagem são divididos, de acordo com sua formação e funções, em três tipos: auxiliar, técnico e superior (bacharel). Cada uma dessas profissões tem suas próprias exigências de formação e responsabilidades, regidas pelo Decreto 94.406, de 8 de junho de 1987. Confira abaixo as características de cada uma:

Técnico em Enfermagem

O técnico em enfermagem é um profissional de nível médio, formado em um curso técnico. Seu campo de atuação é intermediário, sendo mais restrito em relação ao enfermeiro e mais amplo comparado ao auxiliar.

Quando está dentro de uma equipe de enfermagem, o técnico atua sob supervisão de um enfermeiro. Suas funções são distribuídas em diversas frentes, como: auxiliar o enfermeiro na organização das atividades da área; auxiliar a equipe médica dentro dos centros cirúrgicos; realizar cuidados pré e pós-operatórios; atuar no controle e prevenção de doenças; dar banho em pacientes; fazer curativos; transportar pacientes e monitorá-los; e garantir a higiene e segurança do local de trabalho para controlar o risco de infecção hospitalar.

Para atuar como técnico em Enfermagem, o profissional precisa ter Ensino Médio completo e ser formado em uma escola registrada junto aos órgãos competentes, especialmente os conselhos de Enfermagem. Geralmente a formação dura dois anos. Além disso, no curso técnico o estágio é obrigatório e tem, em média, 600 horas de duração.

Auxiliar de Enfermagem

O auxiliar de enfermagem precisa ter concluído o Ensino Médio e o curso de Auxiliar de Enfermagem. O curso de formação do auxiliar de enfermagem dura cerca de um ano e meio, devendo ser realizado em escolas autorizadas pelos órgãos competentes. No dia-a-dia, o auxiliar é quem realiza as tarefas mais simples.

Com um campo de atuação mais limitado, o auxiliar de enfermagem é responsável, principalmente, por: fazer curativos; cuidar de pacientes com casos não graves; administrar tratamentos prescritos, como medicação, nebulização, troca de soro, vacinas e colher material para exames laboratoriais; fazer a desinfecção e esterilização de equipamentos cirúrgicos; alimentar os pacientes; e efetuar procedimentos em caso de morte do paciente.

Enfermeiros

Os enfermeiros fazem um curso superior para poder atuar nessa função. A graduação de Bacharel em Enfermagem dura, em média, cinco anos. Esses profissionais possuem mais responsabilidades, como treinar e supervisionar os técnicos e auxiliares de enfermagem, como também são encarregados do planejamento do setor e de cuidar diretamente de pacientes em casos graves.

Outras funções dos enfermeiros incluem: participar de programas de promoção de saúde; auxiliar na prevenção de doenças transmissíveis; acompanhar mulheres em trabalho de parto; promover higiene e segurança no ambiente de trabalho; oferecer consultoria e realizar auditoria em serviços de Enfermagem; e ministrar aulas em cursos de Enfermagem.

Empregabilidade no setor privado

Em geral, o mercado de trabalho para todos os profissionais de Enfermagem está em expansão. Fatores como o crescimento da expectativa de vida e o aumento dos serviços de cuidado em domicílio também contribuem para o crescimento da área.

Atualmente, os maiores empregadores de técnicos são os centros cirúrgicos (instrumentação cirúrgica) e as unidades de terapia intensiva. Outras divisões da saúde com alta empregabilidade de técnicos são: clínica geral; urgência e emergência; geriatria (cuidado de idosos); obstetrícia; e serviço especializado em segurança e medicina do trabalho.

Opções na carreira pública

Participar de concursos públicos também é uma ótima opção para quem se formou ou pensa em fazer curso de Técnico em Enfermagem. Há uma demanda contínua por reposição de servidores e expansão do atendimento para a população, de forma que não haja prejuízo na prestação do serviço público.

Na carreira pública, os setores de atuação variam desde Secretarias de Saúde municipais e estaduais a autarquias governamentais e Forças Armadas. Seus postos de trabalho podem ser em unidades básicas de saúde e em enfermarias das instituições citadas.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook