Palestras em distritos e faculdades de Porto Velho concluem a III Semana de Enfrentamento à Alienação Parental

Terminou na última sexta-feira (27), com palestras em escolas públicas dos distritos de Extrema (Porto Velho) e Triunfo (Candeias do Jamari).

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 30 de abril de 2018 às 14:30
Palestras em distritos e faculdades de Porto Velho concluem a III Semana de Enfrentamento à Alienação Parental

Terminou na última sexta-feira (27), com palestras em escolas públicas dos distritos de Extrema (Porto Velho) e Triunfo (Candeias do Jamari), a III Semana de Enfrentamento à Alienação Parental, promovida pelo Tribunal de Justiça por meio da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) e do Serviço de Apoio Psicossocial às Varas de Família de Porto Velho (SAPVF).

Capacitação

Na terça-feira (24), ocorreu no auditório do Tribunal de Justiça a capacitação em alienação parental para psicólogos e assistentes sociais de todas as comarcas do PJRO. Ministrada pela psicóloga e perita judicial Andreia Calçada, a formação teve como foco a identificação, prevenção e combate ao fenômeno da alienação, para que os profissionais possam discernir quais medidas devem ser tomadas após seu diagnóstico nos casos que lhes são apresentados. O curso abordou ainda as intervenções e supervisão em casos de falsa acusação de abuso sexual como parte do processo de alienação parental.

Palestras

A partir de quarta (25), a equipe de psicólogos do SAPVF dividiu-se para palestrar sobre o tema nas faculdades da capital: São Lucas, Ulbra, FIMCA e FARO. A ideia de levar esclarecimento aos centros acadêmicos, segundo o psicólogo Fredson Batista, é capacitar os futuros profissionais da psicologia e do direito para o conhecimento e o enfrentamento da alienação parental.

Para a acadêmica do 9º período do curso de psicologia da Ulbra, Cleiciane Rodrigues, que faz estágio na área jurídica, este “é um assunto recente e muitas pessoas ainda não consideram a sua relevância, tanto que um dos maiores problemas que a gente vê dentro do contexto de separação é a alienação parental”. Sobre a importância da semana de enfrentamento, ela diz que “o TJ sempre está envolvido com a nossa faculdade fazendo esses trabalhos, orientando além do que a gente vê na teoria com os professores”.

Pit stop

Na quinta-feira (26), a equipe também realizou pit stops na cidade, entregando folders para motoristas e pedestres, com auxílio dos acadêmicos. Uma das psicólogas envolvidas na distribuição do material, Ana Cristina Muniz, avalia que “o pit stop ajuda a divulgar, pois a maioria das pessoas nem sabe o que é alienação. Como é um tema relativamente novo, eles têm interesse em se apropriar desse conhecimento para orientar alguém ou mudar o próprio comportamento, porque faz algo que acredita que é inofensivo e vai ver o dano que causa aos filhos”.

Divulgação

A programação da semana também foi bastante divulgada pela mídia estadual. O psicólogo Zeno Germano, do SAPVF, concedeu uma entrevista ao vivo no programa Viva Rondônia, da Rádio Rondônia FM (93,3 MHz), apresentado por Anísio Gorayeb. Já a SIC TV, afiliada da Record, recebeu o psicólogo Fredson Batista, chefe de mediação, conciliação e terapia de família do TJ, para uma participação também ao vivo no programa Câmera Mais, apresentado por Adilson Honorato e Luana Najara. A TV também esteve no auditório do Tribunal para realizar uma matéria e gravou entrevista com a palestrante Andreia Calçada, entre outros.

A juíza Eulice Jaqueline Cherulli, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, que palestrou no primeiro dia sobre a legislação referente a guarda compartilhada e alienação parental, resume o enfrentamento ao fenômeno: “A alienação sempre existiu, é do ego, vai sempre existir, por isso deve-se chamar à pacificação ou não teremos solução e sim imposição da lei”. Por fim, destaca a semana como local de surgimento de novos questionamentos e salienta a importância do slogan: “A separação é dos pais, não dos filhos”.

Com informações da Emeron

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook