PEC do Senado prevê o impedimento de decisões arbitrárias do Judiciário

Projeto aguarda assinaturas para começar a tramitar no Senado. A iniciativa é do senador Marcos Rogério

Assessoria
Publicada em 15 de julho de 2020 às 12:39
PEC do Senado prevê o impedimento de decisões arbitrárias do Judiciário

Uma Proposta de Emenda Constitucional protocolada em 26 de junho visa impor limites ao Supremo Tribunal Federal. A PEC dá ao Congresso Nacional poderes para sustar atos e decisões do Poder Judiciário que extrapolem sua competência e invadam atribuições dos demais Poderes e instituições da República.

Se aprovada, a PEC vai permitir que decisões do Supremo que cria tipos penais ou ignora o sistema acusatório, como é o caso do inquérito das Fake News, possam ser sustadas através de decretos legislativos aprovados pelo Congresso Nacional.

“Os atos e decisões do Judiciário são limitados pela Constituição Federal, da mesma forma que os do Legislativo e do Executivo. Nenhum Poder está acima da Constituição Federal. Não há poder absoluto numa democracia, o sistema de pesos e contrapesos precisa funcionar para todos”, explicou o parlamentar rondoniense.

Marcos Rogério lembra que a usurpação de competências por parte do STF vem acontecendo de forma cada vez mais constante. “O Judiciário brasileiro tem legislado em temas que não são de sua competência, como por exemplo a questão da tipificação da homofobia como crime de racismo e a descriminalização do aborto. Mais recentemente também temos acompanhado as ingerências que o Governo Federal vem sofrendo por parte do Supremo em decisões relacionadas a pandemia do Coronavírus no País. Precisamos dar uma basta nisso!”, ressaltou o senador.  E completou. “A situação está tão séria, que agora o Judiciário não apenas legisla como também investiga. É o caso do inquérito das Fake News que está sendo conduzido pela Suprema Corte, que ao mesmo tempo é vítima, investigador e julgador no processo. Uma verdadeira aberração jurídica!”, finalizou Marcos Rogério.

A proposta já tem a assinatura de oito senadores. Além do autor, senador Marcos Rogério (DEM-RO), já assinaram a PEC os senadores Weverton Rocha (PDT-MA), Eduardo Girão (PODEMOS-CE), Omar Aziz (PSD-AM), Lucas Barreto (PSD-AP), Arolde de Oliveira (PSD-RJ), Zequinha Marinho (PSC-PA) e Elmano Férrer (PODE-PI).

Comentários

  • 1
    image
    João Filho 16/07/2020

    Como te entender Senador? Você votou FAVORÁVEL à censura situada na PL das Fake News, isso é para amenizar o que foi feito? Não tem como! Você será lembrado por isso! Pelo menos em relação ao eleitorado lúcido do Estado de Rondônia, o que infelizmente tem se mostrado raro!

  • 2
    image
    Negro 16/07/2020

    O congresso nacional jamais vai aprovar a CPI da toga ou qualquer outra ação contra o STF, pois 90% dos parlamentares são corruptos, tem rabo preso ou no mínimo alguns processos engavetados pela corte como forma de pressão. Dessa forma os ministros canalhas e mau feitores continuarão deitando e rolando na maionese. E que se lasque o povão!

  • 3
    image
    Altemir Roque 15/07/2020

    A proposta acima já é alguma coisa, se considerarmos a falta de coragem do congresso frente as aberrações cometidas por alguns membros do STF, mas, na verdade, traria muito mais resultado se o nobre senador tivesse coragem suficiente para propor uma alteração no STF, transformando em corte constitucional, com mandato de 4 anos sem recondução em hipótese alguma, alteração na forma de indicação dos ministros , limitar as atuações desses juízes políticos, a assuntos estritamente constitucional. Ah, limitar suas manifestações aos autos, proibidos de darem entrevistas como se atores fossem. Isso sim faria bem ao país.

  • 4
    image
    jose 15/07/2020

    difícil mesmo é consegui assinaturas suficientes, tem vários senadores implicados nesse STF bizarro

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook