Polícia Civil intensifica investigação de desaparecidos em Rondônia
No ano de 2025, foram analisadas 600 ocorrências, sendo que apenas 3,2% configuraram desaparecimentos efetivos
A Polícia Civil do Estado de Rondônia, em conjunto com a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), por meio do Departamento de Polícia Especializada (DPE), intensifica as investigações relacionadas a ocorrências de pessoas desaparecidas registradas no Estado.
Os levantamentos realizados pelo Núcleo de Pessoas Desaparecidas indicam que 96,8% dos registros correspondem a ausências temporárias e não a desaparecimentos efetivos. Na maioria dos casos, as pessoas retornam espontaneamente ao convívio familiar ou se afastam por vontade própria, motivadas por conflitos e situações pessoais.
No ano de 2025, foram analisadas 600 ocorrências, sendo que apenas 3,2% configuraram desaparecimentos efetivos. Entre estes, os casos relacionados a homicídios já foram praticamente todos elucidados pelas equipes da Polícia Civil.
Rondônia integra o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas, sistema vinculado ao Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública). Assim, todo registro efetuado em delegacias do Estado alimenta automaticamente a base nacional, o que contribui para o volume estatístico apresentado.
A Polícia Civil ressalta ainda que, quando a pessoa retorna para casa, em muitos casos os familiares deixam de comunicar o fato à Delegacia. Isso mantém a ocorrência ativa no sistema, gerando uma impressão de índices mais elevados do que a realidade e, por vezes, provocando alarme social.
A Polícia Civil de Rondônia, em parceria com a SESDEC, reitera seu compromisso institucional de esclarecer os fatos e dar respostas à sociedade, garantindo a devida apuração de cada ocorrência registrada.
Mandado de prisão cumprido por estupro em Nova Mamoré
Com a conclusão das investigações e captura do investigado, ele agora ficará à disposição do Poder Judiciário para responsabilização criminal pelos atos praticados
Operação Hubris combate organização criminosa em Ariquemes
As investigações revelaram uma estrutura criminosa hierarquizada, envolvendo membros da facção, advogados, policiais penais, um policial militar e outros cúmplices
Polícia Civil realiza Operação Algoz contra crime organizado
A investigação, iniciada em junho de 2024, contou com o apoio do Núcleo de Inteligência do 4º BPM e teve início após a prática de um latrocínio




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook