Polícia Federal deflagra operação contra fraude em compras para o combate ao coronavírus em Rondônia

Durante as investigações, foram apurados indícios de apresentação de atestados de capacidade técnica falsos e a possível atuação de empresários em conluio com agentes públicos da Secretaria Estadual de Saúde

Assessoria
Publicada em 10 de junho de 2020 às 08:16
Polícia Federal deflagra operação contra fraude em compras para o combate ao coronavírus em Rondônia

Porto Velho/RO - A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (10/06/2020), a denominada OPERAÇÃO DÚCTIL, visando desarticular esquemas de fraudes na aquisição emergencial de materiais e insumos médico-hospitalares para atendimento das demandas das unidades de saúde estaduais como estratégia de prevenção, enfrentamento e contenção da pandemia da COVID-19.

A ação decorre de trabalho conjunto entre a Polícia Federal, Controladoria-Geral da União e Ministério Público Federal, que resultou no cumprimento de 02 (dois) mandados de prisão temporárias e 15 (quinze) mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal de Rondônia.

Os mandados estão sendo cumpridos em Porto Velho/RO, São Miguel do Guaporé/RO, Rolim de Moura/RO, Manaus/AM, Santo André/SP, São Bernardo do Campo/SP, São Caetano do Sul/SP e Tabapuã/SP. Os valores totais das contratações suspeitas ultrapassam a quantia de R$ 21 milhões de reais.

Durante as investigações, foram apurados indícios de apresentação de atestados de capacidade técnica falsos e a possível atuação de empresários em conluio com agentes públicos da Secretaria Estadual de Saúde.

Com base na análise dos processos licitatórios, a CGU constatou ainda indícios de irregularidades nos procedimentos de homologação das propostas, ausência de representatividade legal de suposto representante comercial, bem como o pagamento adiantado de cerca de R$ 3 milhões de reais à empresa sem apresentação de garantias suficientes para cobrir os riscos relacionados à entrega dos produtos.

A Operação DÚCTIL é deflagrada simultaneamente com a Operação ASSEPSIA, conduzida pela Superintendência da Polícia Federal no Acre, em conjunto com a CGU, que também investiga fraudes relacionadas às compras emergenciais da COVID-19, praticadas por empresa envolvida nas licitações em Rondônia.  

Os presos, após interrogados na sede da Polícia Federal, serão encaminhados a presídios estaduais, onde permanecerão à disposição da Justiça, e responderão, junto com os demais indiciados, pelos crimes de fraude a licitações (Lei nº 8.666/93), falsidade ideológica (art. 299 do CP), associação criminosa (artigo 288 do CP), lavagem de dinheiro (artigo 1º da Lei 9.613/98), dentre outros ilícitos a serem apurados.

O nome da Operação Dúctil refere-se ao que pode ser conduzido, direcionado, como menção aos prováveis direcionamentos das licitações. Além disso, o termo possui relação com o que é elástico, moldável, como no caso das empresas que modificam o ramo de atividade, durante a pandemia, para participar de licitações milionárias realizadas pela Administração Pública.

Comentários

  • 1
    image
    França Pereira 10/06/2020

    Estão gastando milhões de reais na Seduc em cursos e treinamentos desnecessários e de péssima qualidade. Que horas a Polícia Federal vai chegar a Secretaria de Educação do Estado de Rondônia para buscas e apreensão?

  • 2
    image
    Marcos 10/06/2020

    O Ministro do STJ esqueceu de manda fazer buscas na casa do Sr Governador Marcos Rocha ou será que o Ministro do STJ está usando "dois pesos e duas medidas". Nos mandados contra o Governo do Rio e do Pará, a PF fez a festa, contra os intitulados pelo Bolsonaro "inimigos". Aqui em Ro pelo que observei o "Marcos Rocha" e o protegido do Bolsonaro .

  • 3
    image
    RUSSO DE OLIVEIRA 10/06/2020

    TÁ FALTANDO A OPERAÇÃO POLICIAL REFERENTE À COMPRA DO PRÉDIO ONDE FUNCIONOU A MATERNIDADE REGINA PACIS, CUJO VALOR AUFERIU A "BAGATELA" DE 12 MILHÕES DE REAIS.

  • 4
    image
    RUSSO DE OLIVEIRA 10/06/2020

    ISSO É O QUE SE CHAMA DE MATÉRIA JORNALÍSTICA MEIA BOCA, HAJA VISTA NÃO TRAZER DIVULGADO OS NOMES DOS DOIS PRESOS NA OPERAÇÃO POLICIAL EM APREÇO.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook