Polícia Federal deflagra operação para prender invasores de Terra Indígena em Rondônia

Maquinários de grande porte devastaram parte da vegetação nativa.

Assessoria / Foto: Divulgação
Publicada em 29 de janeiro de 2019 às 17:06
Polícia Federal deflagra operação para prender invasores de Terra Indígena em Rondônia

A Polícia Federal desencadeou ação no distrito de União Bandeirantes, tendo por objetivo desarticular criminosos que exploram ilegalmente floresta nativa localizada no interior da Terra Indígena Karipuna.

Durante as investigações, que tiveram início após diligências realizadas no bojo da Operação Kuraritinga, desencadeada em 19/09/2018 pela Polícia Federal com apoio do Exército Brasileiro, FUNAI e Polícia Militar Ambiental, confirmou-se que os criminosos reiteradamente invadiam a Terra Indígena Karipuna com maquinários de grande porte, utilizando-os para derrubar árvores e extrair a madeira, devastando parte da vegetação nativa.

Ainda no curso das investigações, constatou-se que os criminosos utilizam-se de propriedades rurais localizadas às margens da Terra Indígena para armazenar os maquinários empregados na extração ilegal de madeira, ameaçando pequenos agricultores e indígenas que não colaboram com as atividades criminosas. 

Na ação de hoje foram apreendidos maquinários (tratores Skidder e pá carregadeira) utilizados pelos criminosos na extração ilegal de madeira, além de documentos e aparelhos eletrônicos que serão submetidos a exames periciais. 

Com base nas provas produzidas até o momento, a Polícia Federal fará o indiciamento de ao menos 3 investigados, os quais responderão, dentre outros, pelos crimes de desmatamento ilegal de floresta nativa e furto de madeira.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook