Policlínica Osvaldo Cruz realizou mais de 500 consultas oftalmológicas em combate ao glaucoma

No mês de maio, conhecido com "Maio Verde" são realizadas campanhas de combate ao glaucoma e conscientização com relação a doença

Ludmary Nascimento Fotos: Daiane Mendonça e Esio Mendes Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 21 de maio de 2022 às 19:44
Policlínica Osvaldo Cruz realizou mais de 500 consultas oftalmológicas em combate ao glaucoma

POC já realizou mais de 500 consultas oftalmológicas de pacientes com glaucoma

No mês de maio, conhecido com “Maio Verde” é realizada a campanha de combate ao glaucoma, doença ocular caracterizada por alteração do nervo óptico que leva a dano irreversível das fibras nervosas e, consequentemente, perda de campo visual. Por esse motivo a Policlínica Osvaldo Cruz – POC, aderiu à campanha e realizou mais de 500 consultas de pacientes com glaucoma e 250 exames somente neste mês. 

Outro movimento decorrente da campanha “Maio Verde” acontece neste sábado (21), com a realização de “24 horas pelo Glaucoma”, cujo o foco é estimular a população a fazer o diagnóstico e o tratamento precoce da doença. Além disso, a POC está iluminada de verde, uma forma de chamar a atenção das pessoas que passam próximo à unidade de saúde, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, em 26 de maio. 

No Brasil, mais de 1 milhão de pessoas sofrem de glaucoma, sendo que quase a metade desconhece sua condição por ser um transtorno de evolução silenciosa, sem dor ou incômodo em sua fase inicial.

O diagnóstico da doença é feito através da avaliação médica por meio de observação nos olhos, análise do histórico médico e familiar do paciente, listagem de sintomas e da complementação de exames oftalmológicos específicos.

Os principais grupos que devem realizar o exame são: pessoas de mais de 40 anos ou idade avançada; indivíduos com histórico de glaucoma na família; pessoas com problemas de visão, como alto grau de miopia, tumores intraoculares, traumas, descolamento de retina ou inflamações; diabéticos; cardíacos; e quem faz uso prolongado do medicamento de corticoide para reduzir inflamações ou atividade do sistema imunológico do corpo. 

Somente a medição da pressão ocular não é suficiente para o resultado correto,  já que a maior parte dos pacientes são assintomáticos. Desta forma, o especialista pode solicitar todos os exames necessários. 

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook