População já trafega pela Estrada Parque

Comunidade rural mostra satisfação por ter acesso liberado.

Publicada em 09 de April de 2014 às 09:31:00

Citada como um sonho pela população das regiões de Ariquemes, Buritis, Guajará-Mirim e Nova Mamoré, a Estrada Parque está aberta para tirar do isolamento as comunidades de Guajará e Mamoré. No último final de semana, o governo estadual começou a liberar o trânsito no local.

Após a conclusão da abertura da rodovia, o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) intensificou os trabalhos de encascalhamento. Servidores do DER quetrabalham no local afirmam que mais de 100 carros e motocicletas fizeram a travessia da Estrada Parque em dois dias (domingo e segunda-feira, últimos).

Com a abertura da Estrada Parque, o governo interligou os distritos de Nova Dimensão (lado de Nova Mamoré) a Jacinópolis, pertencente ao mesmo município, porém, localizado na região de Buritis, que tem acesso a Ariquemes pela RO-460 e, em seguida, pela BR-421.

Para o governador Confúcio Moura, a abertura da Estrada Parque representa um marco na história de Rondônia. “Por inúmeras vezes tentamos abrir essa estrada, mas não tínhamos autorização. Precisou ocorrer uma enchente histórica no rio Madeira onde municípios ficaram isolados, para recebermos a tão sonhada autorização”, frisou Confúcio.

O agricultor Marinaldo Bispo do Vale, 51 anos, morador de Jacinópolis, foi um dos primeiros a fazer a travessia para Nova Dimensão, com destino a Nova Mamoré para documentar em cartório a liberação de um financiamento de terra. Ele conta que mora há 12 anos em Jacinópolis e que ninguém sabe o tamanho de sua satisfação em fazer o trajeto de motocicleta. “Muitas vezes atravessei esses 12 km por dentro da mata, a pé. Minha esposa não sabe nadar e eu ainda tinha que puxá-la numa corda nas travessias dos rios”, relata Marinaldo.

José Carlos Brustoló e o genro Anailton Rodrigues de Oliveira também percorreram de moto os 12 km de Estrada Parque. José Carlos afirma que a interligação de Nova Mamoré com a região de Ariquemes é uma benção de Deus. “Prá nós, moradores de Jacinópolis, é maravilhoso. Imagina para Guajará e Mamoré que estão isolados e pagando R$ 60,00 numa saca de milho, que pagamos aqui no máximo R$ 25,00”, justificou.

Os irmãos Marcos e Jurandir Massuqueta fizeram a travessia da Estrada Parque numa S-10. Marcos mora em Jaru e Judandir reside na linha D-32 em Nova Dimensão. Marcos levou o irmão na caminhonete para fazer a entrega de duas cadeiras de rodas para conhecidos em Nova Mamoré. “Estávamos escravizados”, afirma Jurandir.


Texto: Nilson Nascimento