População vai discutir segurança das barragens em Rondônia nesta segunda-feira

Para deputado, existe risco e população não pode ser surpreendida como em Brumadinho

Ascom
Publicada em 05 de maio de 2019 às 22:40
População vai discutir segurança das barragens em Rondônia nesta segunda-feira

Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia, onde será realizada a audiência pública

Responsável pelos principais embates em defesa dos interesses do Estado de Rondônia e das populações atingidas por barragens, o deputado Adelino Follador (DEM) propôs para esta segunda-feira (6), as 9h, na Assembleia Legislativa, a realização de uma audiência pública para discutir a segurança das barragens em Rondônia.

O deputado justificou sua decisão informando aos seus pares do teor de um relatório da Agência Nacional de Águas (Ana), impactante, segundo ele, para toda sociedade e desastroso as comunidades de Jaci Paraná e para alguns bairros da região metropolitana de Porto Velho. Segundo esses dados existem atualmente 35 barragens no território rondoniense, e dessas 22 foram classificadas de alto risco.

“Ora, a população precisa tomar conhecimento dessa situação e se manifestar enquanto há tempo”, disse Follador convocando a população para a audiência, e afirmando que o relatório da Ana é sintomático, e exige uma tomada de posição urgente, de modo que se possa antecipar aos acontecimentos, para não ser surpreendida e enganada como foi a população de Mariana (MG) com o desastre na barragem de Brumadinho.

Adelino Follador disse que é obrigação de todos – deputados e sociedade – questionar e exigir das autoridades ambientais federais, estaduais e municipais, todas as providências relativas a vistorias de funcionamento e aos laudos de segurança dessas barragens. “Precisamos conhecer a verdade sobre esses projetos – usinas -, que até aqui trouxeram mais preocupação e problemas do que solução para Rondônia e seu povo”, disse o deputado.

Depois de falar das usinas de Santo Antonio e Jirau, citou a situação do Município de Ariquemes que concentra o maior número de barragens com potencial de dano, sendo cinco das 22. As barragens em Rondônia são de produção de energia elétrica, rejeito de minérios, irrigação, contenção de resíduos industriais e aquicultura. Ele explicou que são quatro barragens destinadas à contenção de rejeitos de minério, sendo três instaladas em Itapuã do Oeste e uma em Ariquemes, em circunstância de operação semelhante à barragem de Brumadinho.

Por tudo isso, Follador disse que é muito importante reunir todos os segmentos na Assembleia Legislativa para debater as questões que envolvem a segurança das três grandes usinas hidrelétricas de Rondônia (Samuel, Santo Antonio e Jirau) e também das outras que integram a lista com potencial de risco para o meio ambiente e principalmente para a população.

Comentários

  • 1
    image
    francisco ivan 06/05/2019

    OK SEM HIPOCRISIA, MAS QUEM DA POPULAÇÃO VAI SER CHAMADO PARA DISCUTIR TAL ASSUNTO DE SEGURANÇA DAS BARRAGENS POIS QUANDO SE TRATA DE POVO NUNCA É BEM EXPLICADO E DEFINIDO QUEM REALMENTE PARTICIPA, CUIDADO NÃO SEJAMOS IRRESPONSÁVEIS DEPOIS JOGAR A CULPA EM ALGUÉM SÓ PORQUE PARTICIPOU DE ALGO.

  • 2
    image
    João Costa 06/05/2019

    Sr. Deputado, as barragens de Brumadinho e Mariana foram feitas de terra batida, no sistema de aterro com vai e vem de máquinas e colocação de caçamba de terra. Na Hidrelétrica de Santo Antonio foram utilizados 4 milhões de toneladas de aço e 6 milhões de metros cúbicos de concreto da melhor qualidade. Verificar a segurança sim, mas não faça essa comparação sem pé e sem cabeça, pensando só no proveito político dos que tem pouco conhecimento de engenharia.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook