Porto Organizado retoma projeto “Conheça o Porto”; acadêmicos de Ji-Paraná abriram calendário de visitas

Visita marca a retomada do projeto Conheça o Porto que foi suspenso por dois anos durante a pandemia da covid-19

Josi Gonçalves Fotos: Josi Gonçalves Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 14 de maio de 2022 às 11:45
Porto Organizado retoma projeto “Conheça o Porto”; acadêmicos de Ji-Paraná abriram calendário de visitas

Alunos conheceram os processos logísticos do Porto e visitaram locais de movimentação de cargas do terminal portuário

Uma turma de 26 alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis de uma universidade de Ji-Paraná, realizou visita técnica ao Porto Organizado de Porto Velho. O tour na Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia – Soph aconteceu nesta sexta-feira (13).

Os alunos conheceram os processos logísticos do Porto e visitaram os locais de movimentação de cargas do terminal portuário. Guiados por Carlos Iury dos Santos, técnico de operação portuária da Soph que discorreu sobre a importância e a contribuição da empresa pública para a logística. Os acadêmicos puderam ver de perto toda a dinâmica portuária.

Turma foi guiada por Carlos Iury, técnico de operação portuária da Soph

O diretor-presidente da Soph, Fernando Cesar Ramos Parente, pontuou que estas ações de visitas técnicas são fundamentais para a formação acadêmica e profissional dos alunos, integrando a teoria e a prática.

“A visita também foi um marco importante para nós porque simbolizou a retomada do “Conheça o Porto”, que é um projeto que permite a estudantes de todos os níveis de ensino conhecer o funcionamento do Porto Público e a importância da logística portuária”.

VISITA TÉCNICA

A primeira vez que Hugo Nunes Araújo visitou o Porto Organizado foi há sete anos, na condição de aluno. Hoje, ele é professor dos Cursos de Administração e Contábeis e coordena a turma que veio conhecer o processo de movimentação portuária.

“Achei importante conhecer a estrutura de nosso Estado. Porque a gente sempre vê logística, setor público, gestão de pessoas em sala de aula, e não vê nada de concreto. Tudo que a gente explica, estuda, faz prova, vamos ver como funciona na vida real”, explica o docente.

“As empresas que operam aqui e a facilidade de escoamento, de entrada e saída de produtos, a logística, a grandeza e forma de organização foi o que me chamou a atenção”, conta o estudante Edglei Rodrigues Braga, que está no 7° período do Curso de Administração.

Aluno Tácio Ferreira disse que a experiência foi proveitosa

Naiane Cardoso Ribeiro está na reta final do Curso de administração e diz que não tinha noção do quanto o porto impacta positivamente a economia do Estado. “Eu nunca tinha visitado um porto, não sabia como era. Vim saber como é que funciona a logística, conhecer a estrutura, ver a organização, a parte de escoamento. Achei incrível”.

Para Tácio Ferreira Soares, aluno do Curso de Administração, a experiência foi proveitosa.

“Eu não conhecia a estrutura de porto ainda.  Só tinha conhecimento bem teórico mesmo, de ouvir falar, e tinha curiosidade como que funcionava, quais eram as ferramentas utilizadas para as embarcações e até mesmo para o transporte da mercadoria”, conta o acadêmico.

Unidades de ensino interessadas em conhecer o Porto podem enviar email para [email protected] e  agendar uma visita.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook