Porto Velho avança na saúde com Hospital das Clínicas
Primeiro hospital municipal será estruturado até o segundo semestre de 2026
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra do Hospital das Clínicas, uma conquista alcançada no primeiro ano da atual gestão. Os atendimentos ainda não começaram; segundo o prefeito Léo Moraes, será necessário organizar a estrutura, equipe e serviços antes da abertura ao público.
“Esse é um sonho da nossa gestão. A previsão é que o hospital esteja funcionando no segundo semestre de 2026. Saúde é prioridade, e vamos realizar toda a estrutura necessária para que, até lá, esteja tudo pronto e a população possa ser atendida”, afirmou o prefeito.
O imóvel dará lugar ao Hospital Municipal Universitário, desenvolvido por meio de parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal de Rondônia (Unir), marcando avanço na saúde pública e na formação de profissionais.
SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR
segundo o Léo Moraes, será necessário organizar a estrutura, equipe e serviços antes da abertura ao público
O novo hospital terá função assistencial e será espaço de ensino e pesquisa para estudantes de medicina, enfermagem e demais áreas da saúde. O Hospital Municipal Universitário também contará com apoio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que agrega experiência na gestão de hospitais universitários. A parceria busca garantir organização administrativa, qualidade nos atendimentos e integração entre ensino, pesquisa e prática clínica.
A unidade contará com 150 leitos, sendo 100 garantidos pela União e 50 pelo município. Além de ampliar a capacidade de internação, a estrutura será referência para formação de novos profissionais de saúde.
O hospital será 100% público, com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e funcionará como unidade de ensino e pesquisa. Para a Prefeitura de Porto Velho, a aquisição do Hospital das Clínicas marca o início de uma nova etapa para a cidade, com a implantação do primeiro hospital municipal e ampliação dos serviços de saúde.
Novo edital de precatórios libera R$124 mi nesta sexta
O novo edital estabelece o prazo de habilitação dos interessados de 12 de dezembro a 13 de fevereiro de 2026
Especialidades médicas em alta no mercado de trabalho
Com a evolução da tecnologia e as transformações na saúde pública, algumas áreas da medicina se destacam por sua demanda crescente
Pavimentação na Rua Minas Gerais avança em RO
Prefeitura executa colchão drenante com pedra rachão para garantir qualidade e durabilidade da obra




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook