Porto Velho sedia a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

A palestrante Maria Cavalcante Vicente é assistente social, especialista em envelhecimento saudável.

Comdecom
Publicada em 19 de março de 2019 às 11:00
Porto Velho sedia a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMI) e a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), realizará, nos dias 28 e 29 de março, no Teatro Banzeiros, à Rua José do Patrocínio, 512, bairro Centro, a partir das 7h30, a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema: ‘ Os desafios de Envelhecer no século XXI e o Papel das Políticas Públicas’.

No dia 28, a programação inicia às 7h30 com credenciamento e café da manhã, seguido de apresentação cultural. Após a abertura oficial do evento haverá palestra sobre ‘Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas’. A palestrante Maria Cavalcante Vicente é assistente social, especialista em envelhecimento saudável. Francisca Vanusa Silva Soares, coordenadora geral do projeto ‘ Protagonismo e Empoderamento das Pessoas Idosas em Rondônia’, também palestrará.

“Durante a conferência, serão abordadas as políticas setoriais, debatendo sobre desafios e avanços e propondo prioridades para a consolidação e ampliação das políticas públicas, em prol do envelhecimento com dignidade em nosso país”, informou a presidente do CMI, Francisca Vanusa Silva Soares.

Para aprofundar as discussões do tema principal, foram estabelecidos quatro eixos que serão discutidos na manhã do dia 29. Eixo I: Direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas; Eixo II: Educação - assegurando direitos e emancipação humana; Eixo III: Enfrentamento da violação dos direitos da pessoa idosa; Eixo IV: Os conselhos de direitos - seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

“As conferências são canais de participação popular para exercer o controle social das políticas públicas e a cidadania. São eventos democráticos com ampla participação e efetivo compromisso de todos (governo, sociedade civil organizada, idosos). As deliberações têm relevância pública e devem ser consideradas pelos gestores das políticas e pela sociedade”, disse o secretário da Semasf, Claudi Rocha.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

III Jornada de Direito da Saúde aprova 35 novos enunciados
CNJ

III Jornada de Direito da Saúde aprova 35 novos enunciados

O trabalho, segundo o desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4) e membro do Comitê Executivo do Fórum Nacional de Saúde, registra importância de recorrer à medicina baseada em evidências para a solução das ações.