Prefeitura aguarda documentos para liberar licença ambiental da obra do Espaço Alternativo

Benício explica que para colocar em execução o projeto que prevê as melhorias do Espaço Alternativo foram retiradas cerca de quatro mil árvores, que devem ser compensadas com oito mil mudas.

Publicada em 21 de January de 2015 às 08:34:00

A Prefeitura de Porto Velho aguarda tão somente a apresentação de documentos por parte do governo estadual, para que possa emitir a licença ambiental que garantirá o andamento das obras no Espaço Alternativo, na Avenida Jorge Teixeira, zona Norte da cidade. O secretário municipal de meio ambiente, Edjales Benício de Brito, garante que sanada essa pendência a licença será emitida automaticamente.

Na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), de acordo com o secretário, é preciso que o governo apresente o Projeto de Recuperação de Área Degradada (Prad) e o Termo de Compromisso Ambiental (TCA). “Além desses, os responsáveis pelo projeto devem entregar na Semtran o Relatório de Impacto de Trânsito (RIT), completou.

Benício explica que para colocar em execução o projeto que prevê as melhorias do Espaço Alternativo foram retiradas cerca de quatro mil árvores, que devem ser compensadas com oito mil mudas a serem entregues à Sema. Essas mudas serão utilizadas no programa de arborização da cidade e devem ser plantadas em pontos estratégicos definidos pela equipe técnica da secretaria.

Outro ponto importante, segundo Benício, é que o projeto do governo alterou parte do curso de um igarapé que corta a Avenida Jorge Teixeira e, portanto, faz-se necessário a recuperação da mata ciliar. “São coisas simples, mas se eu liberar a licença ambiental sem essas garantias, poderei responder por improbidade administrativa”, explicou o titular da Sema.

A obra no Espaço Alternativo faz parte do projeto do governo intitulado “Canais da Cidadania”, com previsão inicial para investimento da ordem de R$ 20 milhões. Além de pista apropriada para caminhada, ciclismo e skate, o local terá quadras esportivas, anfiteatro, quiosques, academia de ginasticar ao ar livre e parque infantil, dentre outros.

Por Augusto José