Prefeitura de Porto Velho reforça parceria no 2° Congresso Rondoniense sobre Autismo
Município reafirma compromisso com políticas públicas inclusivas para pessoas com TEA
2ª edição do Congresso Rondoniense sobre Autismo (Corau) foi realizado no Teatro Palácio das Artes
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), participou ativamente da 2ª edição do Congresso Rondoniense sobre Autismo (Corau), realizado no Teatro Palácio das Artes, no final de semana (5 e 6). O evento foi fomentado pela Seduc por meio de emenda parlamentar.
A presença da gestão municipal no evento reforça o compromisso com políticas públicas inclusivas e voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Segundo a secretária-adjunta da Semias, Tércia Marília Martins, uma das importantes contrapartidas da Prefeitura é a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). “A determinação do prefeito é clara: ampliar nossas ações de inclusão. Essa parceria com a Apramar e a participação da Semias no congresso nos permite oferecer serviços essenciais, como a emissão da carteira do autismo, aproximando a gestão da comunidade que mais precisa”, destacou.
Marília Ferreira é mãe atípica e participou do evento
Para Marília Ferreira, mãe atípica, a atuação da Prefeitura no evento é um alento diante dos desafios que ela enfrenta desde o diagnóstico do filho. “A sociedade ainda é muito preconceituosa, e só quem vive essa realidade entende a luta diária. Ver a Prefeitura aqui, oferecendo ajuda concreta, como a carteira de autista que conseguimos hoje, é emocionante. Dá esperança e nos faz sentir acolhidos”.
Prefeito Léo Moraes destacou a importância do Corau
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, destacou a importância do Corau e reiterou o comprometimento da administração com ações de inclusão. “Este congresso fortalece a luta das pessoas com TEA, e nossa gestão é comprometida em apoiar essa causa. Já avançamos com ações como a entrega do ônibus multissensorial, a emissão da carteira do autista, a criação de vagas inclusivas e, agora, com a instituição da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social”.
Reconhecido como o maior congresso sobre autismo da região Norte, o Corau é promovido pela Associação de Educação Profissional, Cultural, Recreativa e de Desenvolvimento Social e Ambiental de Rondônia (Apramar). O evento busca disseminar conhecimento sobre o TEA, garantir os direitos das pessoas autistas e promover uma sociedade mais consciente e acolhedora.
Férias: direito garantido por lei, mas ainda desrespeitado
Somente em 2024, Justiça do Trabalho recebeu 244.410 casos relacionados a férias. Especialistas explicam regras, prazos e cuidados que empregadores e empregados devem observar
Moraes autoriza assistência religiosa para mulher que pichou estátua
Fato aconteceu no dia 8 de janeiro de 2023 na manifestação golpista
Corregedoria do TRT-14 avalia atuação do Núcleo de Justiça 4.0
Correição virtual destacou bons índices de conciliação e aumento na efetividade dos acordos judiciais




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook