Prefeitura intensifica trabalho para minimizar alagações em Porto Velho

Suop trabalha na desobstrução de bueiros e ampliação de galerias.

Comdecom
Publicada em 09 de janeiro de 2019 às 12:03
Prefeitura intensifica trabalho para minimizar alagações em Porto Velho

Seguindo determinação do prefeito Hildon Chaves, a Prefeitura de Porto Velho intensificou o trabalho para minimizar os alagamentos decorrentes das fortes chuvas que são comuns nessa época do ano. Além da limpeza dos canais, a Subsecretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Suop), está desobstruindo bueiros e ampliando o número de galerias na cidade.

Várias frentes de trabalho estão sendo realizadas para evitar que novos alagamentos aconteçam, mas, segundo a Suop, devido a elevação do nível do rio Madeira, que marca 13,60 metros, o volume de água nos canais e igarapés também se elevou, impedindo o escoamento da água pluvial.

Para ser ter uma ideia, nesta quarta-feira (9/1), até às 11h, choveu o equivalente a 92 mm de água, cerca de 25% da chuva que é esperada para todo o mês de janeiro, conforme dados informados pela Sistema de proteção da Amazônia. “Como o rio e os córregos estão cheios, a capacidade de escoamento acabou prejudicada”, explicou Diego Andrade Lage, titular da Suop.

É importante destacar que bueiros estão sendo desobstruídos em várias ruas de Porto Velho, mas a colaboração da população é fundamental para manter a cidade limpa. O descarte inadequado de eletrodomésticos, móveis e outros dejetos, nos canais, e o lixo jogado nas ruas, acabam obstruindo o curso da água causando alagações.

Segundo o secretário Diego Andrade Lage, após as chuvas, o nível dos canais e igarapés diminuíram, sendo possível o escoamento das águas. “Um exemplo é o cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Rio Madeira, que estava alagada e, minutos depois que escorreu, voltou ao normal”.

Além da Suop, a Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) e a Defesa Civil Municipal, continuarão trabalhando de forma intensiva para amenizar os transtornos causados pelas fortes chuvas.

Comentários

  • 1
    image
    j paulo 09/01/2019

    Jogar lixo na rua é so uma parte do problema que serve de desculpara p todos o governantes que pensam em acabar c problema somente c obras de microdrenagem, isso não resolve, questao de lixo entupindo rede se a agua nao for por baixo vai por cima, entao o problema é para onde deve ir essas águas? ai que os administradores não querem enxergar, fazem drenagem numa rua e jogam as aguas na outra ou nos canais existentes que antes nao tinham aquelas águas como seus tributários, dai não funciona, como é lenda gastar dinheiro limpando canais tirando fusca e fogões de seu leito, ou simplesmente aprofundando os canais, nada disso adianta, o máximo que pode acontecer é reduzir o tempo de descarga, mas o que ninguem define é para onde devem ir essas águas. Para o rio madeira na frente da cidade, não dar, tem que ser para um ponto bem abaixo do belmont, já com desnível considerável. Essa é a solução, uma grande galeria levando as aguas para esse ponto, se possível abaixo do novo porto. Não adianta esperar por canal dos tanques que leva o problema para o centro da cidade, nem canal da penal ou santa barbara e etc. nem mesmo o igarape dos periquitos. Somente uma grande obra de galeria, por gravidade, sem necessidade de bombeamento para ponto do madeira bem abaixo da cidade. O resto é gastar dinheiro publico sem proposito.

Envie seu Comentário

 

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook