Prefeitura leva água potável aos moradores da agrovila Rio Verde

Ação acaba com o drama de mais de 80 famílias, que por décadas utilizavam água imprópria para o consumo

Comdecom
Publicada em 06 de junho de 2020 às 09:33
Prefeitura leva água potável aos moradores da agrovila Rio Verde

A Prefeitura de Porto Velho resolveu o problema da falta de água potável que tanto afligia os moradores da Agrovila Rio Verde e comunidades vizinhas, localizadas na Estrada da Penal, às margens do Rio Jamary.

Por orientação do prefeito Hildon Chaves, o município, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), na pessoa do superintendente Célio Lopes e moradores da localidade, implantou o projeto SALTA-z, uma tecnologia desenvolvida para levar água potável às populações rurais e tradicionais.

Com essa ação, a Prefeitura acaba com o drama de mais de 80 famílias da região, que de acordo com os moradores, sempre foram esquecidos pelas gestões anteriores, que nunca buscaram resolver a situação, já que sempre estiveram vulneráveis em relação a doenças que podem ser causadas pela falta de água tratada.

O Governo Federal é quem doa os kits para as prefeituras parceiras do projeto. No caso de Porto Velho, o município fez a seleção dos lugares e designou os técnicos para instalar os equipamentos, tudo em parceria com a Funasa.

Montagem e manutenção

A Semusa informa que devido a pandemia do novo coronavírus, os equipamentos foram instalados com todos os cuidados necessários para evitar contaminação, como uso de máscaras, álcool 70% e sempre mantendo o distanciamento por parte dos integrantes da equipe.

Dois membros da comunidade foram treinados para verificar a qualidade da água todos os dias e fazer a manutenção e reposição do cloro. “Além dos moradores das comunidades, qualquer pessoa que passar pelo local pode ser beneficiada pela água tratada e de boa qualidade”, comemora o gerente da Divisão de Vigilância Sanitária, Walmir Ferreira.

Ele acrescenta que a Vigilância Sanitária, por meio do Programa Vigiagua, vai monitorar e dar suporte a comunidade para que o projeto funcione adequadamente e seja sempre útil aos moradores, já que o SALTA-z agora pertence à comunidade.

Tecnologia

SALTA-z é uma tecnologia de interesse social, de baixo custo, que foi desenvolvida em 2009 por servidores da Superintendência Estadual da Funasa no Pará, na perspectiva de suprir essa deficiência de acesso a água potável. Desde então, vem sendo testada e aperfeiçoada para ser implantadas nas mais diversas localidades.

É uma Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água, destinada ao consumo humano, totalmente de acordo com o que preconiza a Portaria Federal (PRC Nº05 de 28/09/2017, Anexo XX, Art. 5º, Inciso VII).

O projeto também utiliza o processo convencional para tratar a água, com estrutura física simples, utilizando filtro e dosadores de características artesanais. Além disso, é de fácil aplicação, instalação e apropriação pelo Município e comunidades, sendo um transformador social e ambiental.

Tratamento

Conforme os idealizadores, “a água é tratada com metodologia convencional completa, ou seja, com as etapas de coagulação, floculação, sedimentação, filtração e cloração, típicas das Estações de Tratamento de Água dos grandes sistemas de abastecimento, em se tratando de mananciais superficiais. O diferencial é a simplicidade com que essas etapas ocorrem, pela praticidade e facilidade técnica, e baixo custo operacional”.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook