Prefeitura leva serviços de saúde a moradoras de três residenciais

Agendamento deve ser feito junto ao líder comunitário responsável por cada residencial

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Publicada em 07 de maio de 2021 às 12:12

A ação vai facilitar a inclusão das moradoras aos serviços de saúdeA ação vai facilitar a inclusão das moradoras aos serviços de saúde

Mulheres em idade fértil dos residenciais Morar Melhor, localizado na zona Sul da cidade, Orgulho do Madeira e Cristal da Calama, na região Leste, terão mais acesso aos serviços básicos de saúde, oferecidos pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da ação social “Toda Mulher Precisa de Cuidado”, que acontece nos dias 15, 22 e 29 deste mês.

Conforme determinação do prefeito Hildon Chaves, a incursão da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) a estes residenciais vai facilitar a inclusão das moradoras aos serviços de saúde com o atendimento pré-natal, assistência no planejamento reprodutivo e prevenção do câncer de colo do útero. Estes serviços ampliam a atenção integral à saúde da mulher no município.

A coordenadora do Programa de Saúde da Mulher e responsável pelo projeto, Ana Emanuela Carvalho Chagas, explica que serão realizadas coletas de materiais para exames preventivos do câncer de colo do útero, consultas para início de acompanhamento do pré-natal, orientação e prescrição de métodos contraceptivos e consultas odontológicas para gestantes.

“Para evitar aglomeração e manter as medidas de biossegurança para prevenção de Covid-19, as mulheres devem procurar o líder comunitário, responsável por cada residencial, para agendar o horário do atendimento. Quem estiver apresentando algum sintoma gripal, é importante aguardar outro momento oportuno para o atendimento”, recomenda a coordenadora.

ATENDIMENTO

A ação social vai atender simultaneamente os três empreendimentos.A ação social vai atender simultaneamente os três empreendimentos.

A ação social vai atender simultaneamente os três empreendimentos. Para isso, três Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram designadas pela Semusa para acolher as pacientes, o que garante a elas um atendimento mais humanizado e seguro.

As moradoras do residencial Cristal da Calama devem se dirigir à unidade Hamilton Gondin, à rua José Amador dos Reis, bairro Tancredo Neves. As do residencial Orgulho do Madeira serão atendidas na UBS Socialista, à rua Mané Garrincha, bairro Socialista. As que residem no residencial Morar Melhor devem procurar a UBS do bairro Castanheira, na rua Pau Ferro, bairro Cohab.

HORÁRIOS

Ana Emanuela destaca ainda que os atendimentos serão realizados em dois horários, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A meta dos organizadores é realizar 70 atendimentos diários em cada UBS

“Temos planos de manter esses mutirões de atendimentos periodicamente, especialmente para quem precisa fazer o pré-natal”, acrescentou.

Texto: Augusto Soares
Fotos: Leandro Morais e Semusa

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook