Presidente do TJRO conhece novos Sistema de segurança adotado pela PM

Com plataforma mobile (celular e tablet), o policial registra a ocorrência no local dos fatos, com possibilidade de inclusão de fotos para melhorar as informações

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 26 de setembro de 2019 às 09:38
Presidente do TJRO conhece novos Sistema de segurança adotado pela PM

O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Walter Waltenberg, recebeu, na manhã desta quarta-feira, 24, o comandante da Polícia Militar, cel. Ronaldo Flores, que apresentou o novo sistema utilizado pela PM em Rondônia, o Siseg - Sistema Integrado de Segurança, inovação que vem trazendo, segundo dados já apurados, grande melhoria no atendimento à população. Também acompanharam a visita o cel. Rildo José Flores, sub-comandante da PM, e o cel. Vanderley Costa, assessor militar do TJRO.

Com plataforma mobile (celular e tablet), o policial registra a ocorrência no local dos fatos, com possibilidade de inclusão de fotos para melhorar as informações. O Siseg utiliza a chamada tecnologia embarcada, que permite a interligação e, consequentemente, o melhor acompanhamento de equipe e equipamentos.

“É possível verificar onde está cada viatura, quantas são, quantos policiais estão trabalhando na rua, número de ocorrências em andamento. É uma inovação fantástica, que colabora com uma apuração mais qualificada e que se reflete em instrução processual”, disse o presidente do TJRO.

O cidadão consegue obter seu comprovante de boletim no ato do registro e, posteriormente, se for necessário, consegue obter uma versão mais completa da ocorrência a partir da sua casa, com acesso à internet com o endereço identificado no comprovante, podendo acionar um seguro, em caso de acidente de veículos, abrir processos diversos como em ações não criminais em Juizado Especial Cível. Também quando há infração, em caso de ocorrência de menor potencial ofensivo, o cidadão recebe no local dos fatos as informações para audiência de conciliação no Centro Especial de Juizados Cíveis e Criminais (Cejusc).

Após a implantação, segundo o comandante da PM, a movimentação na Central de Flagrantes da Polícia Civil diminuiu. Anteriormente, as pessoas abordadas pela PM precisavam ser conduzidas à Central, para registro do boletim de ocorrência; hoje podem contar com a garantia de um atendimento mais rápido e eficaz.

Outra aplicabilidade é com relação à análise de dados. Graças à inteligência artificial é possível estimar o número de ocorrência em determinada área da cidade, com base nos dados já informados no sistema. O mesmo se pode obter com relação a horários/períodos de maior demanda.

O próximo passo será a implantação de bodies cam, câmeras instaladas nos corpos dos policiais, que permitem a gravação em tempo real do atendimento da ocorrência. “Isso trará segurança para ambos os lados, policiais e envolvidos”, explicou Ronaldo Flores.

O presidente do TJRO ficou satisfeito em saber que os policiais militares que executam o policiamento em todos os fóruns do Estado e no Tribunal de Justiça utilizarão os equipamentos - bodies cam e mobiles - para registros de ocorrências e em apoio a eventuais situações registradas nas unidades ou entornos.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook