Presidente do TRT14 lança o Plano de Gestão 2019-2020

De acordo com Lucas Brum, o Plano de Gestão foi construído com base nas orientações da Presidência para que todas as ações sejam realizadas com transparência e de forma participativa.

Secom /TRT14
Publicada em 25 de março de 2019 às 17:35
Presidente do TRT14 lança o Plano de Gestão 2019-2020

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-RO/AC), desembargador Osmar J. Barneze, lançou na última quinta-feira (21/03), o Plano de Gestão para o biênio 2019-2020. O evento de lançamento ocorreu na sede do Regional, em Porto Velho/RO, durante a 1ª Reunião de Análise da Estratégia de 2019 (RAE), realizada dentro da programação do XXVII Encontro Institucional de Magistrados da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre.

De acordo com a secretária-geral da Presidência, Tama Mendes Ohira de Rossi, o plano de gestão está alinhado ao planejamento estratégico do Regional e às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e funcionará como norteador para priorizar a aplicação dos recursos orçamentários, de infraestrutura e da força de trabalho, sem deixar de fora o comprometimento da gestão com o bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho. 

Os detalhes de cada diretriz do Plano foram apresentadas pelo diretor-geral, Lélio Lopes Ferreira Júnior, secretário Administrativo, George Alessandro Gonçalves Braga, secretário de Orçamento e Finanças, Raimundo José Zacarias da Costa e pelo secretário de Gestão Estratégica, Lucas Barbosa Brum. São elas: continuidade administrativa, focalização pela relevância, busca permanente pela eficiência, ou seja, fazer melhor com menos, guiar-se pelo planejamento estabelecido, inovar para superar, e bem-estar e qualidade de vida.

De acordo com Lucas Brum, o Plano de Gestão foi construído com base nas orientações da Presidência para que todas as ações sejam realizadas com transparência e de forma participativa. “Fizemos uma consulta a todos os magistrados e servidores, perguntando a eles o que é mais importante que seja realizado dentro dos recursos disponíveis, e recebemos várias contribuições valiosas que foram incorporadas como ações prioritárias, e mais do que isso, uma prática que antes era realizada por apenas uma unidade, agora temos a oportunidade de disseminar essa boa prática para todo o regional”, explicou.

O evento contou com a participação do vice-presidente do TRT, desembargador Shikou Sadahiro, do diretor da Escola Judicial, desembargador Francisco José Pinheiro Cruz, da desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, além de juízes de todas as varas do Trabalho de Rondônia e Acre, gestores, servidores, estagiários e terceirizados.

Eixos de atuação

De acordo com o plano de gestão apresentado, as ações prioritárias estão classificadas em três eixos de atuação definidos pela administração: realizar justiça, que são as iniciativas de cumprimento da missão institucional; eficiência operacional, que são as ações de apoio à atividade-fim; e bem-estar e qualidade de vida, que visam atender o usuário interno.

No primeiro eixo de atuação destacam ações como: incentivo à prolação de sentenças líquidas, ampliação de formas alternativas para acelerar a tramitação do processo, como a conciliação, por exemplo, implantação do plenário virtual, e aprimorar as varas itinerantes; no segundo eixo, foram eleitas ações como disseminação de boas práticas de gestão, modernização do portal eletrônico, maximização dos resultados do teletrabalho, equalização da força de trabalho e elaboração do novo planejamento estratégico, e por fim, no terceiro eixo, a administração priorizará a revitalização do programa Qualidade de Vida e implantação do programa Gestão de Finanças Pessoas e de Investimentos, além da reativação do restaurante e espaço de convivência na sede do tribunal, cujo cronograma foi concluído com a efetiva inauguração do espaço no último dia 20.

Na segunda parte da RAE, o secretário de Gestão Estratégica fez uma breve explanação sobre governança pública sob a ótica do Tribunal de Contas da União, como forma de sensibilizar os gestores para as práticas de empregar bem os recursos públicos, entregando à sociedade serviços de qualidade e com a celeridade necessária. Por fim, apresentou as metas nacionais para 2019 e fez análises comparativas da produtividade e força de trabalho em razão dos gastos dispendidos pelo tribunal para a obtenção dos benefícios em prol da sociedade.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook