Primeira fase do projeto piloto da Bacia do Rio Palmeiras, em Espigão do Oeste, é concluída com sucesso
A iniciativa reuniu instituições públicas, lideranças locais e produtores da região na construção de uma Agenda Política Integrada
Durante a reunião representantes do governo de Rondônia e demais órgãos parceiros discutiram os avanços do projeto da Bacia do Rio Palmeiras, em Espigão do Oeste
A primeira fase do projeto piloto da Bacia do Rio Palmeiras, em Espigão do Oeste, foi concluída com êxito após 10 dias de trabalho, entre 5 e 15 de agosto. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o governo de Rondônia e o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO). O esforço conjunto resultou no levantamento de informações de 655 propriedades rurais, das quais 307 dos ocupantes estavam ausentes. Para atender a demanda, a Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat) disponibilizou sete veículos e mobilizou 14 servidores, que percorreram a região realizando diagnósticos essenciais para a regularização fundiária.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o projeto servirá de referência para futuras ações de regularização fundiária em outras regiões do estado, garantindo assim, segurança jurídica, oportunidades de desenvolvimento e valorização das famílias que vivem no campo.
O secretário da Sepat, David Inácio, explicou que com essa experiência pioneira, Rondônia avança na consolidação de políticas públicas voltadas à regularização fundiária, demonstrando que o trabalho conjunto entre órgãos de controle, executivo e demais parceiros pode transformar a realidade das comunidades rurais e fortalecer o futuro do estado.
AVANÇOS DO PROJETO
Durante reunião realizada no dia 21 de julho, representantes do governo de Rondônia, TCE-RO e demais órgãos parceiros discutiram os avanços do projeto da Bacia do Rio Palmeiras, em Espigão do Oeste. O encontro teve como foco a busca por menos burocracia e mais soluções reais para os produtores rurais, priorizando a preservação ambiental, a segurança hídrica e o fortalecimento da agricultura familiar.
A iniciativa reuniu instituições públicas, lideranças locais e produtores da região na construção de uma Agenda Política Integrada com o compromisso de transformar a realidade das comunidades rurais e abrir caminho para um modelo de desenvolvimento sustentável em Rondônia.
O projeto também contou com o apoio do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), da Prefeitura do Município de Espigão do Oeste, da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e outros órgãos envolvidos. A integração das instituições reforça a importância da cooperação entre os poderes públicos para promover sustentabilidade, cidadania e desenvolvimento socioeconômico.
INSS suspende contrato com a Crefisa
Decisão atende reclamações de aposentados e pensionistas
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões
Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília
Governo vai comprar perecíveis que iriam para EUA, diz ministro
Merenda escolar será um dos destinos desses produtos




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook