Programa Jovens Doutores tem apoio do Governo de Rondônia e CNPQ com execução da FAPERO e investimentos de R$1,5 milhão

O objetivo do Programa é o de incentivar jovens doutores maranhenses a desenvolverem atividades de pesquisa que visem contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação em Rondônia e consequentemente no Brasil

Assessoria de Comunicação da FAPERO e CNPQ. Fotos: ASCOM/FAPERO e CNPQ. Secom - Governo de Rondôn
Publicada em 08 de dezembro de 2022 às 15:05
Programa Jovens Doutores tem apoio do Governo de Rondônia e CNPQ com execução da FAPERO e investimentos de R$1,5 milhão

Com o objetivo de apoiar projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico de Rondônia, por meio da concessão de bolsas e auxílio à pesquisa em todas as áreas do conhecimento, a Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas, Tecnológicas e à Pesquisa promove o edital do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil no Estado de Rondônia.

Os recursos para este projeto são oriundos do Acordo de Cooperação Técnica entre a FAPERO e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que aportou recursos do Governo Federal na ordem de um milhão de reais (bolsas pós-doutorado Júnior).

Pesquisadores reunidos no Prêmio FAPERO sendo reconhecidos pelo Governo de Rondônia. Imagem/Reprodução: Esio Mendes.

O objetivo do Programa é o de incentivar jovens doutores maranhenses a desenvolverem atividades de pesquisa que visem contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação em Rondônia e consequentemente no Brasil. O Programa é apoiado pelo Governo do Estado de Rondônia que não tem medido esforços para alavancar o desenvolvimento das ações científicas e tecnológicas em todo o estado. O valor aportado pelo Governo do Estado via FAPERO é de quinhentos mil reais.

O presidente da FAPERO, explica que, com o edital, o Governo do Estado visa criar condições favoráveis para que jovens doutores e doutoras possam prosseguir com suas atividades de pesquisa junto a grupos e redes é criar condições favoráveis para que jovens doutores possam prosseguir com suas atividades de pesquisa junto a grupos e redes de reconhecida excelência no estado do Rio Grande do Sul, contribuindo para a retenção dos mesmos em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas, em áreas consideradas de vanguarda científico-tecnológica ou em temas estratégicos para o estado e região.

O diretor científico da FAPERO, Dr. Andreimar Soares fala da importância do Programa para Rondônia. Imagem/Reprodução: Willian Ferreira.

O diretor-científico da FAPERO salientou que o foco do edital é criar condições favoráveis para que jovens doutores possam prosseguir com suas atividades de pesquisa junto a grupos e redes de reconhecida excelência no estado de Rondônia, contribuindo para a retenção dos mesmos em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas, em áreas consideradas de vanguarda científico-tecnológica ou em temas estratégicos para o estado e região.

As áreas de conhecimento, proponentes e projetos poderão ser verificados no site da FAPERO (www.rondonia.ro.gov.br/fapero) na aba editais.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Revisão de vida toda e igualdade

Revisão de vida toda e igualdade

Se cada qual teve perfil contributivo médio ao longo de toda a trajetória laborativa, é, e deve ser, essa a expressão do benefício que deverá receber