Programa Pé-de-Meia: Rondônia se destaca no 3º Seminário
Durante o evento, Rondônia integrou a programação oficial ao lado de Minas Gerais e Piauí, apresentando práticas consideradas referência nacional pela equipe organizadora
O evento teve com tema “Gestão integrada para proteção de trajetórias: a experiência de Rondônia no Programa Pé-de-Meia”
O terceiro Seminário Nacional do Programa Pé-de-Meia reuniu, entre os dias 17 e 19 de novembro, representantes de todos os estados brasileiros no campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió. O encontro teve como objetivo fortalecer estratégias voltadas à permanência escolar, proteção das trajetórias estudantis e redução das desigualdades no Ensino Médio. Representaram Rondônia no seminário a articuladora pedagógica e ponto focal do Pé-de-Meia no estado, Aline Portal; o articulador de gestão de dados, Márcio Ferreira; e o gerente de Ensino Médio da Seduc, Djair de Souza. Os profissionais participaram de mesas temáticas e momentos de troca técnica com equipes de outras unidades federativas.
A secretária de Estado da Educação, Albaniza Oliveira, também destacou o esforço conjunto das equipes. “Esse reconhecimento reforça o quanto o trabalho integrado faz diferença. Estamos fortalecendo vínculos, acompanhando nossos estudantes de forma mais próxima e garantindo que o Pé-de-Meia seja aplicado com responsabilidade e impacto real na vida dos jovens rondonienses”, declarou.
CONEXÃO
Durante o evento, Rondônia integrou a programação oficial ao lado de Minas Gerais e Piauí, apresentando práticas consideradas referência nacional pela equipe organizadora. Com a temática “Gestão integrada para proteção de trajetórias: a experiência de Rondônia no Programa Pé-de-Meia”, a delegação rondoniense destacou a articulação entre escolas, equipes pedagógicas, superintendências regionais e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O gerente de ensino médio da Seduc, Djair de Souza, enfatiza o valor do programa: “O Pé-de-Meia é uma ação de extrema importância para combater o abandono e a evasão no Ensino Médio, desafios que têm persistido ao longo dos últimos anos. Em Rondônia, tem-se buscado fortalecer essas ações para garantir a permanência e o sucesso dos estudantes na etapa final da educação básica” afirmou.
A apresentação evidenciou o modelo de governança adotado no estado, que reúne monitoramento contínuo dos indicadores, uso qualificado de dados e ações integradas para prevenir a evasão escolar e fortalecer o aprendizado. Entre as iniciativas compartilhadas estão estratégias de busca ativa, acompanhamento de frequência, ações intersetoriais, articulação com o Bolsa Família e projetos de engajamento estudantil.
Sindicato denuncia Caixa por reduzir afastamento
De acordo com as informações recebidas pelo Sindicato, a Caixa tem submetido empregados que apresentam atestados médicos recomendando afastamento por período superior a 30 dias
RO libera R$ 17 milhões para licença-prêmio e pecúnia
A titular da Seduc, Albaniza Oliveira, destacou que o investimento não se limita ao aspecto financeiro, mas faz parte de um conjunto de iniciativas voltadas ao fortalecimento da rede estadual
Sine Municipal abre 130 vagas em Porto Velho
Órgão também auxilia na orientação profissional, organização de documentos e na preparação para processos seletivos




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook