Projeto do TJ que prejudica oficiais de Justiça abre debate na Assembleia Legislativa

Sobre o assunto, o SINJUR está se mobilizando em visitas individuais a cada um dos deputados, visando dar conhecimento a eles da injustiça praticada pelo TJ contra estes servidores, antes da votação da matéria em plenário

Assessoria
Publicada em 06 de outubro de 2020 às 18:28
Projeto do TJ que prejudica oficiais de Justiça abre debate na Assembleia Legislativa

Tramita nas hostes do Poder Legislativo Estadual o Projeto de Lei 083/20, aprovado pelo pleno do Tribunal de Justiça do Estado no último dia 28/09.

Tal projeto, concebido “nas sombras”, à unanimidade, e sem o conhecimento prévio do SINJUR, órgão que representa a categoria, nem muito menos dos próprios os oficiais de justiça, transfere funções essenciais desempenhadas por estes servidores aos cartórios extrajudiciais, que são as CITAÇÕES e INTIMAÇÕES e prejudica de forma brutal toda categoria.

Sobre o assunto, o SINJUR está se mobilizando em visitas individuais a cada um dos deputados, visando dar conhecimento a eles da injustiça praticada pelo TJ contra estes servidores, antes da votação da matéria em plenário.

IMPORTÂNCIA DO OFICIAL DE JUSTIÇA

Como é sabida a figura do oficial de justiça tem fé pública e é tão essencial na engrenagem da máquina judiciária, quanto à figura do magistrado, mas não reconhecida pelo próprio corpo diretivo da instituição.

APOIO CONQUISTADO PELO SINJUR

Nessa empreitada, o Sindicato já amealhou apoio de Entidades como OAB/RO, e dos deputados estaduais Adailton Fúria, Ismael Crispim, Laerte Gomes, Cirone, Anderson do Singeperon, Alex Redano, Cássia da Muleta, Aécio da Tv, Johnny Paixão, Jair Montes e Lazinho da Fetagro.

OPINIÃO DO PRESIDENTE DA OAB/RO

Na opinião do presidente da OAB/RO, Elton Assis, tal mudança proposta pelo TJ/RO, pode trazer prejuízos imensuráveis para os jurisdicionados, pois vai onerar e dificultar o acesso à Justiça.

Elton defende que o ideal seria que houvesse uma audiência pública para ouvir todas as partes envolvidas a fim de discutir o tema com profundidade, e, ao final, apontar quais serão os impactos gerados à sociedade caso o projeto seja aprovado da forma que foi elaborado pelo Tribunal.

SUGESTÃO DO DEPUTADO ISMAEL CRISPIM

Já o deputado Ismael Crispim esclarece que, em vista da pandemia, as audiências públicas estão suspensas, mas este fato não é impeditivo para que seja formada uma comissão especial chamando à mesa de debate as partes envolvidas, e o assunto seja discutido e aperfeiçoado em videoconferência antes que se torne Lei, gerando assim os prejuízos já vislumbrados pela maioria dos parlamentares.

SUGESTÃO DO DEPUTADO CIRONE DEIRÓ

De acordo com o deputado Cirone Deiró, o projeto seguirá pelo rito ordinário da Casa, passando pelas comissões e, após, será sugerida uma audiência pública para discussão da matéria á exaustão com as partes envolvidas e daí seguiria para o plenário.

PALAVRA DA PRESIDENTE DO SINJUR:

Por seu turno, a presidente do SINJUR, Gislaine Caldeira, destaca e estranha o fato de os Desembargadores não reconhecerem o valor desses servidores, uma vez que são eles que executam as ordens judiciais emanadas pelos próprios magistrados, e ao “minimizar seu orçamento”, transfere essa obrigação para a sociedade, restringindo o acesso do povo a justiça.

Gislaine enfatiza que num ambiente democrático, a sociedade precisa ser parte no processo de votação de qualquer projeto de lei, e entende que esse, em sua essência, mostra-se flagrantemente inconstitucional.

DISCUSSÃO CAUSA POLÊMICA NO PARLAMENTO:
A discussão ganha corpo no parlamento tanto que, na manhã desta terça feira 06, o Presidente do Legislativo estadual, Laerte Gomes, se disponibilizou em receber as partes envolvidas (servidores, Tribunal de justiça e por fim OAB), com o objetivo de se construir uma proposta de consenso para ser levada ao plenário.

PRESENTES NA REUNIÃO:

Estavam presentes, além da presidente Gislaine Caldeira, vários parlamentares, oficias de justiça, acompanhados do presidente da Associação da categoria (OAJUS/RO), Valmor Xavier, além dos deputados Ismael Crispim e Adelino Folador, membros da Comissão de Constituição e Justiça.

RESULTADO PARCIAL DA RODADA DE CONVERSAS;

Depois dessa primeira reunião restou decidido que na próxima semana, haverá nova rodada de debate para deliberar sobre a oitiva das partes.

OITIVA DAS PARTES:

Assim, na primeira semana serão ouvidos os oficiais e representantes do Sindicato e Associação.

Posteriormente, será a vez do Tribunal de Justiça e, por fim, da OAB. Caso não haja a construção de uma proposta de consenso, os juízes de fato, legitimados pelo povo, possam deliberar sem qualquer “ranço” a uma categoria importantíssima no ideário de justiça em qualquer ambiente democrático.

Veja as Fotos:

Comentários

  • 1
    image
    Esther Almeida 07/10/2020

    Esse Projeto de Lei é absurdo. Vai gerar mais gasto para o povo. O povo vai ter que pagar pros cartórios extrajudiciais cumprirem mandados de citação/intimação. Porém, o povo já paga os seus impostos justamente para ter acesso a jurisdição. Se fosse para mandar qualquer terceirizado, cada um contratava seu cobrador e pronto. Pra que judiciário? Tão querendo transforar o oficial de justiça num entregador de pizza. huahauhauhauauauahu Quem lucra? Os donos de cartório, que já são milionários... quero vir irem de Ferrari nas ivasões de Porto Velho.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook