Projetos exitosos de escolas estaduais são apresentados na 5ª Mostra Regional

O envolvimento de mídias e tecnologias com práticas educativas estimulam o desenvolvimento e conhecimento intelectual dos alunos e professores dos ensinos Fundamental e Médio

Paulo Sérgio Fotos: Paulo Sérgio
Publicada em 08 de novembro de 2019 às 13:43
Projetos exitosos de escolas estaduais são apresentados na 5ª Mostra Regional

Evento apresenta projetos que estimulam alunos e professores à prática da ciência tecnológica

Estudantes e professores de 18 escolas estaduais da região de Ji-Paraná participam da 5ª Mostra Regional de Projetos, durante a sexta-feira (8), na Coordenadoria Regional de Educação (CRE-Ji-Paraná). O envolvimento de mídias e tecnologias com práticas educativas estimulam o desenvolvimento e conhecimento intelectual dos alunos e professores dos ensinos Fundamental e Médio.

Alunos do 8º ano da escola Aluízio Ferreira, de Ji-Paraná, abriram o evento com a apresentação do projeto “Rádio Escola”. O objetivo é consolidar as habilidades de oratórias e interações sociais. A operacionalização faz do rádio um instrumento eficiente para engajamento dos estudantes e da própria comunidade escolar.

“A rádio escola desenvolve diferentes características na formação do estudante. Dentre elas destacamos o trabalho em equipe, o engajamento social, leitura, interpretação, oratória, entretenimento”, resume o professor Eder Thomas.
A programação da rádio escola, que funciona nos horários dos intervalos, varia de informativos, musicais, interação social. “O ambiente escolar melhorou, pois trouxe entretenimento, brincadeiras, e, sobretudo, engajamento social”, disse a estudante Libny Mendonça.

Estudantes da escola Aluízio Ferreira, de Ji-Paraná, promovem integração na comunidade escolar por meio da rádio escola

“Participar do projeto me desinibiu. Agora sou mais extrovertida e consigo trabalhar em equipe”, admite Ana Kéren.

Localizada no distrito de Bom Jesus, de Jaru, a representante da escola Marechal Costa e Silva, professora Betânia Rafael, apresentou o projeto “Realidade Virtual”. “Apesar de estarmos na zona rural, a utilização de tecnologias é fundamental no bom desempenho do nosso trabalho cotidiano”, afirmou a professora.

“O evento revela talentos no uso e aplicação das tecnologias. A proposta é valorizar os projetos e promover o intercâmbio dessas experiências entre as escolas elevando a qualidade da educação”, disse a coordenadora regional de educação, professora Rosângela Marum.

Dentre os projetos listados na Mostra Regional, as iniciativas abrangem várias áreas, como comunicação, internet, história, astronomia, democracia e populismo, fauna e flora rondoniense, código QR, produção de mapas conceituais e novo olhar na inserção das tecnologias educacionais.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Projeto atende 250 mulheres vítimas de violência

Projeto atende 250 mulheres vítimas de violência

O projeto surgiu a partir da implantação da Patrulha Maria da Penha em Cacoal, quando percebeu-se a necessidade de criação e implantação de uma iniciativa que atendesse de forma assistencial as vítimas de violência doméstica