Projetos no Congresso beneficiam negócios próprios de parlamentares
Entre os citados está o senador Jaime Bagattoli (PL-RO), empresário com atuação nos setores de combustíveis, transporte e agronegócio
Uma reportagem publicada pelo portal UOL revelou que parlamentares brasileiros apresentaram projetos de lei com potencial impacto direto sobre os próprios negócios. O levantamento mapeou propostas que envolvem programas setoriais, isenções fiscais, benefícios tributários e mudanças regulatórias que podem favorecer empresas vinculadas aos congressistas.
Entre os citados está o senador Jaime Bagattoli (PL-RO), empresário com atuação nos setores de combustíveis, transporte e agronegócio. Segundo a reportagem, Bagattoli integra o grupo de parlamentares que apresentaram propostas legislativas alinhadas a áreas nas quais mantêm interesses empresariais.
O senador é proprietário do Grupo Bagattoli, que atua, entre outras atividades, na operação de postos de combustíveis e em grandes propriedades rurais em Rondônia. De acordo com o UOL, duas propostas de autoria do parlamentar têm relação direta com esses segmentos econômicos.
O Projeto de Lei nº 5.243/2023 autoriza a instalação de bombas de autosserviço em postos de combustíveis, permitindo que o próprio consumidor realize o abastecimento. A medida altera regras atualmente vigentes no setor e pode impactar os custos operacionais de empresas que atuam na revenda de combustíveis.
Já o Projeto de Lei nº 3.334/2023 propõe a redução da reserva legal em áreas de floresta da Amazônia Legal em municípios onde mais de 50% do território esteja ocupado por áreas protegidas. Conforme a reportagem, a proposta tem potencial efeito sobre propriedades rurais de grande extensão, perfil associado às atividades agropecuárias desenvolvidas pelo senador em Rondônia.
O levantamento do UOL destaca que as propostas analisadas fazem parte de um conjunto de iniciativas apresentadas por congressistas que também são empresários, levantando questionamentos sobre a convergência entre atuação legislativa e interesses privados. A reportagem ressalta que os projetos seguem a tramitação normal no Congresso Nacional e ainda dependem de análise e aprovação nas comissões e no plenário.
A matéria completa foi publicada pelo portal UOL, que realizou o mapeamento das propostas e dos vínculos empresariais dos parlamentares citados.
Lula veta PL da Dosimetria; Congresso reage
Lula veta PL da Dosimetria, mas ‘Congresso inimigo do povo’ ameaça derrubar veto
A democracia é o inferno dos fascistas
Os fascistas de hoje são herdeiros do passado e ainda integram o grupo dos que trabalham contra os direitos da classe trabalhadora
Facções de fake news devem ser enfrentadas
“Se a guerra contra os mentirosos tivesse dado certo, o inquérito das fake news não completaria sete anos em 2026”, escreve Moisés Mendes




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook